Você já deve ter visto por aí, seja no Instagram ou até mesmo em quiosques no shopping, serviços de aluguel de aparelhos fitness
para você treinar em casa. E, se você já viu, você com certeza já cogitou assinar o serviço.
Afinal, por que não unir o útil ao mais útil e fazer o seu treino de cardio dentro de casa? Mas é aí que entra diversos “poréns”: “Mas tem espaço?” “Mas que treinos eu vou fazer?” “Mas será que eu vou mesmo a bicicleta ou ela vai virar um cabide para minhas roupas?”
Eu também passei por todo esse circuito de pensamentos e resolvi, finalmente, colocar à prova. Será que alugar uma bike ergométrica
para casa vale a pena?
O serviço e bike escolhidos
A ZiYou nasceu durante a pandemia de 2021 — época que todos nós procurávamos nos movimentar sem sair de casa. A missão da empresa é levar mais liberdade para o dia a dia de clientes que desejam incluir a atividade física e sair do sedentarismo, ou somente manter o hábito de se exercitar, mas no conforto do lar.
O usuário pode assinar um dos pacotes para receber em sua casa bicicletas, esteiras, elípticos ou remos. A minha escolha foi pela Bike Spinning
ZU 250S, com tecnologia e conectividade avançadas via bluetooth e conexão wi-fi, painel disco-controle digital, multi regulagem e pedalada de nível profissional.
Além disso, a assinatura já vem com um tablet para você seguir os treinos pelo próprio aplicativo ZiYou Club, com aulas gravadas — você também pode baixar o app na loja do Android ou IOS em seu smartphone.
O primeiro treino
A minha bike foi entregue e instalada pela equipe da ZiYou
cerca de 3 dias antes de eu de fato fazer o meu primeiro treino. Isso porque, sim, o receio é válido: se você está na sua casa, é mais difícil pegar o pique para começar a treinar.
Eu deixei o aparelho do lado do meu sofá, em frente à TV (já que é possível espelhar o treino nela) e, ao ver esses dois “móveis” lado a lado, minha escolha era sempre pela preguiça. Mas eventualmente, eu venci essa dificuldade — minha dica: faça o treino como primeira coisa pela manhã, antes mesmo do café, período que você também tem maior queima da gordura corporal
.
Tanto o aplicativo como a bike são de fácil manuseio, não tive nenhuma dificuldade. O ajuste da bike foi super fácil de fazer e o treino em sim foi suave: a bike é uma delícia de pedalar e a aula escolhida no app foi uma bem animada. 30 minutos passaram rapidamente.
O mês
Vou confessar que não consegui usar a bike todo dia de manhã, como era meu plano. Mas ao menos 3 dias por semana eu estava lá em cima dos pedais.
Também é gostoso poder alternar. Nem sempre eu selecionava uma aula para acompanhar. Nos dias em que queria apenas me movimentar de forma contínua e sem muitos desafios, eu liguei a TV em um episódio da minha série do momento e fui assistindo enquanto pedalava. O treino passa sem que você perceba.
Resultado
Meu peso se manteve o mesmo de antes, o que é um tremendo alívio para mim, que queria mesmo manter essa marca. Mas as mudanças se manifestaram em outros aspectos:
Minha taxa metabólica basal aumentou consideravelmente. Passou de 1230 kcal para 1239 kcal. Isso significa que a quantidade de gordura que meu organismo queima quando está em repouso — não praticando exercícios — aumentou.
Essa taxa é extremamente importante principalmente para quem quer manter o peso a longo prazo.
PERFORMANCE
Eu me sinto muito mais disposta, hoje, para fazer as atividades do dia a dia e até mesmo para ir para a academia.
Meu tempo de isometria em uma prancha
, sem perder a forma, passou de 29 segundos para 54 segundos. E o do agachamento na parede foi de 25 segundos para 57 segundos, mais do dobro. Tudo isso é resultado da resistência que o mês na bike me proporcionou.
Esse aumento de performance é extremamente perceptível para mim no dia a dia.
HUMOR
Talvez o melhor marcador dessa experiência toda. Eu faço tratamento para depressão
então, para mim, foi muito fácil perceber como o exercício
diário e logo pela manhã (coisa que eu não faria se tivesse que sair de casa para treinar) estabilizou meu níveis de dopamina e serotonina.
Conclusão
Alugar uma bike para treinar em casa vale muito a pena para quem tem preguiça de sair todo dia, especialmente se seu objetivo é treinar de manhã. Eu indico fazer o teste nos meses mais frios do ano ou nos mais chuvosas, durante os quais você não vai poder usar o clima para desculpa para não se exercitar.
Ah, e ter um serviço bom, com diferentes treinos disponíveis para você poder diferenciar todo dia também é uma dica de ouro.