quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEconomia10 dicas para escrever uma carta de apresentação perfeita

10 dicas para escrever uma carta de apresentação perfeita

A missiva de apresentação permite que a empresa conheça melhor o candidato (Imagem: prostooleh | Freepik)

10 dicas para redigir uma missiva de apresentação perfeita

Pediram uma missiva de apresentação no processo seletivo? Não se desespere! Embora menos geral nos processos seletivos online, a missiva de apresentação ainda é solicitada por algumas empresas. Trata-se de um documento que proporciona uma apresentação resumida da trajetória profissional da pessoa candidata, permitindo à empresa conhecê-lo melhor e calcular sua adequação à vaga anunciada.

Para ninguém permanecer perdido ao redigir uma missiva de apresentação, Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, empresa de recrutamento e seleção, elenca 10 dicas infalíveis. Confira!

1. Seja breve

Limite o documento a uma página, destacando informações essenciais para evitar sobrecarregar a empresa com excesso de detalhes. “A brevidade é crucial em uma missiva de
apresentação.

Pessoas recrutadoras têm pouco tempo e muitas candidaturas para averiguar. Sobresair informações essenciais em uma única página facilita a leitura e valoriza a eficiência da pessoa candidata”, explica o profissional.

2. Priorize as experiências e habilidades

As equipes de recrutamento sempre se preocupam em verificar as informações colocadas nos currículos ou missiva de apresentação. Por isso, é importante evidenciar experiências relevantes para provar crédito e transparência.

3. Personalize o texto

Utilize modelos porquê inspiração, mas personalize o teor para que a missiva reflita sua autenticidade. Segundo Gian Sperati, “modelos podem servir porquê inspiração, mas ajustar o teor à sua personalidade e à vaga desejada aumenta a conexão com o recrutador, evidenciando o interesse genuíno na oportunidade”.

4. Tenha desvelo com erros de português

Revise o texto para prometer correção gramatical e ortográfica, garantindo a credibilidade da missiva. Os recrutadores valorizam
candidatos

que têm atenção aos detalhes, inclusive na informação escrita.

5. Faça um cabeçalho

Inclua nome, sobrenome, e-mail, telefone, LinkedIn (se aplicável) e o função desejado.

6. Comece com uma saudação

Inicie a missiva com uma saudação adequada, considerando o conhecimento ou não do nome da pessoa recrutadora. “Adapte-a considerando se você conhece o nome de quem está recrutando para aquela vaga. Essa personalização inicial demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa”, detalha o CHRO.

7. Fale sobre você e suas experiências

Apresente-se, mencione sua formação e experiências profissionais de forma sucinta. A apresentação pessoal deve ser breve e relevante. Destaque sua formação e
experiências profissionais

que estejam alinhadas com a vaga.

8. Mostre que você pode contribuir para a empresa

Destaque habilidades ou experiências relevantes para a vaga desejada. Conectar suas competências às necessidades da vaga evidencia a tributo que você pode oferecer, tornando-se um candidato mais atrativo.

9. Demonstre que pesquisou sobre a organização

Destaque aspectos da cultura da empresa que chamaram sua atenção, evidenciando pesquisa prévia. Isso demonstra comprometimento e alinhamento com os valores da organização e interesse em saber mais sobre a empresa e seu intensidade de compatibilidade com ela.

10. Escreva uma despedida e assinatura

Encerre a missiva de forma cortês e
profissional.

A despedida deve refletir a seriedade da pessoa candidata e manter um tom respeitoso, deixando uma última sentimento positiva.

Por Rodrigo Dourado



Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS