Nós sabemos que passar horas seguidas sentado na cadeira para trabalhar ou estudar pode causar danos à saúde
, como má postura, inatividade e até mesmo problemas de circulação. No entanto, apostar em certos exercícios pode ser uma boa forma de minimizar esses danos.
Fazer pausas faz toda a diferença para recarregar as baterias do seu corpo e da sua mente. De acordo com Bianca Vilela, mestre em fisiologia do exercício
, o ideal seria que, a cada 50 minutos trabalhados na posição sentada, ficássemos 10 minutos em pé.
“Aproveite esses 10 minutos para ir ao banheiro, tomar água, comer uma fruta ou até dar uma espiada nas redes sociais. Contudo, nos próximos 50 minutos, seu foco deve ser intenso no trabalho! Pode apostar que a quebra te proporcionará mais produtividade”, ela afirma.
Além disso, executar alguns movimentos neste curto período de tempo também ajudará não só a relaxar a mente, como a amenizar no corpo os efeitos da posição sentada.
“Os exercícios compensatórios são os meus preferidos! Eles devem ser feitos diariamente durante o turno de trabalho, sempre que seu corpo precisar. Eles reduzem consideravelmente o número de lesões relacionadas ao trabalho”, ressalta Bianca.
Exercícios para quem fica muito tempo sentado
Segundo a especialista, quando ficamos sentados por muito tempo, o corpo começa a apresentar mais do que sinais de cansaço — ele começa a incomodar ou doer. “Nesse momento, é importante parar por um período de pelo menos 10 minutos e fazer exercícios de alongamento para aliviar o estresse muscular e mental”, orienta.
Assim, a sugestão de Bianca é realizar os seguintes exercícios, com pelo menos 15 repetições de cada.
1
Olhar para cima
2
Remada bilateral
3
Espreguiçar (elevar os 2 braços)
4
Chute frontal
5
Elevação de tronco