Da Redação Avance News
Quais os filmes brasileiros mais esperados para o final de 2024 e o ano de 2025 é o que vamos tentar apresentar para você, amante do cinema nacional. O mês de outubro traz eventos importantes do setor como a Expocine 24 e também a Mostra de Cinema de SP 2024, onde são apresentados o que há de melhor na produção brasileira desta arte.
Veja a lista de 8 filmes brasileiros mais esperados 2024/2025
Como toda lista, não será uma unanimidade, mas com certeza vamos tentar trazer o que há de melhor dentro do que o cinema nacional está produzindo. E já vamos começar com um dos filmes mais aguardados, sem dúvida alguma:
1. O Auto da Compadecida 2
Na sequência do filme “O Auto da Compadecida”, lançado em 2000, Selton Mello e Matheus Nachtergaele retornam aos seus papéis de Chicó e João Grilo, reencontrando-se 20 anos depois na lendária cidade de Taperoá.
Virginia Cavendish volta como Rosinha, e Enrique Diaz interpreta Joaquim Brejeiro. O elenco conta ainda com Taís Araújo, Humberto Martins, Luis Miranda, Eduardo Sterblitch e Fabiula Nascimento.
A direção fica a cargo de Guel Arraes e Flávia Lacerda, com produção da Conspiração e H2O Films. O roteiro mais uma vez é inspirado na obra de Ariano Suassuna. O filme tem estreia para o dia 25 de dezembro. Assista ao trailer.
Leia mais:
2. Ainda Estou Aqui
O filme que é representante brasileiro no Oscar 2025 merece, é claro, estar na lista. Dirigido por Walter Salles, o longa é estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, Além disso, vem ganhando elogios no exterior, desde o Festival de Veneza, onde faturou o prêmio de melhor roteiro para Murilo Hauser e Heitor Lorega.
Ele é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, com a história de sua mãe. Fernanda Torres aparece com chances de faturar o prêmio de melhor atriz, vamos aguardar. O filme estreia no circuito brasileiro no dia 7 de novembro.
3. MMA – Meu Melhor Amigo
A Disney em sua participação nas apresentações do evento Expocine 24 contou com a presença de Marcos Mion, protagonista do filme “MMA – Meu Melhor Amigo”, que chega aos cinemas em janeiro de 2025. No filme, Max Machadada (Marcos Mion), considerado o maior campeão de MMA do mundo, enfrenta o declínio de sua carreira, enquanto se recupera de uma lesão séria no ombro que o mantém afastado do ringue há alguns anos.
4. Malu
“Malu”, do diretor Pedro Freire e coproduzido com a TvZero e RioFilme, exibido em janeiro na première do Festival de Sundance e vencedor do prêmio de melhor longa-metragem de ficção no Festival do Rio, traz no papel principal Yara de Novaes como uma mulher instável que vive com sua mãe conservadora, interpretada por Juliana Carneiro da Cunha, em uma favela no Rio de Janeiro enquanto tenta lidar com o relacionamento tenso com sua própria filha adulta, interpretada por Carol Duarte, em meio às lembranças de seu glorioso passado artístico.
Além do prêmio de melhor longa-metragem no Festival do Rio, o diretor Pedro Freire levou o prêmio de melhor roteiro, Yara de Novaes o de melhor atriz e Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha dividiram o prêmio de melhor atriz coadjuvante. O filme entra em cartaz em 31 de outubro de 2025.
5. A Herança
“A Herança” é um filme de terror dirigido por João Cândido Zacharias, com quem Tatiana divide a ideia original, que narra os acontecimentos advindos do retorno ao Brasil de um jovem, vivido por Diego Montez, que acaba de perder sua mãe e descobre ser o único herdeiro de uma casa que pertencia a uma avó que não conheceu. Com estreia neste mês de outubro no Rio, na sequência será distribuído pelo país.
Nesta casa, o namorado do jovem, interpretado por Yohan Levy, desconfia que algo maligno se esconde debaixo da fachada de uma vida tranquila no campo. As atrizes Analu Prestes e Cristina Pereira vivem as tias do protagonista. O filme é uma produção Bubbles Project em coprodução com Kromaki e Sony Pictures, e será distribuído no Brasil pela Sony Pictures.
6. Retrato de um Certo Oriente
Dirigido por Marcelo Gomes, e coproduzido pela Matizar Filmes, conta a história dos irmãos católicos Emilie (Wafa´a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) que fogem do Líbano pós-guerra rumo à Amazônia em busca de um futuro melhor, mas a relação entre eles se deteriora quando Emile se apaixona por um jovem muçulmano.
O longa é uma adaptação do livro “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum. A Bubbles é produtora associada nesta produção liderada pela Matizar Filmes. A estreia mundial foi no festival de Rotterdam. O filme “ítalo-brasileiro” deve estrear por aqui em 21 de novembro.
7. Arca de Noé
O filme inspirado na obra de Vinícius de Moraes traz a história de Tom e Vini (referências a Tom Jobim e Vinicius), que são uma dupla de ratos que embarcam na arca de Noé. A obra é, na verdade, um musical e que deve embalar as plateias do Brasil a partir de 7 de novembro.
A direção é de Alois Di Leo e Sérgio Machado. No elenco estão nomes como Marcelo Adnet, Alice Braga, Rodrigo Santoro, Júlio Andrade e Lázaro Ramos, como protagonistas. Ainda há a dublagem de outros artistas como Adriana Calcanhotto, Ingrid Guimarães e o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.
8. O Barulho da Noite
“O Barulho da Noite” estreia nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2025, com distribuição da Lira Filmes. A trama se passa em um local remoto no sertão e explora a relação delicada entre as irmãs Maria Luiza (7) e Ritinha (5), interpretadas por Alícia Santana e Anna Alice Dias, e seu pai, Agenor (Marcos Palmeira), um homem carinhoso e dedicado.
Sônia (Emanuelle Araújo), mãe das meninas, vive sob a pressão de lembranças e traumas da infância, além de se sentir sobrecarregada com suas responsabilidades. A frágil dinâmica familiar é profundamente afetada pela chegada de Athayde (Patrick Sampaio), suposto sobrinho de Agenor, que vem para ajudar na lavoura, mas se revela um homem violento e ameaçador. O elenco ainda conta com Tonico Pereira no papel do caixeiro-viajante Chico Mascate. A direção é de Eva Pereira. O filme foi o grande vencedor do 28º Inffinito Film Festival de Miami.
O cinema brasileiro promete boas estreias neste final de 2024 e para 2025. O que você vai precisar é selecionar o filme que melhor atende às suas expectativas. Uma coisa é inegável, a produção nacional tem melhorado a cada ano, principalmente em recursos técnicos.