Da Redação Avance News
A JBS anunciou nesta segunda-feira (27) a doação de um milhão de quilos de proteína para os desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
A doação, suficiente para 6 milhões de refeições, será distribuída em 590 cozinhas solidárias no estado.
O anúncio foi feito após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do agronegócio brasileiro, incluindo o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, e os conselheiros da companhia, Wesley Batista e Joesley Batista.
“O Rio Grande do Sul é um estado de extrema importância para a JBS e, desde o início dessa tragédia, a empresa esteve mobilizada para prover doações de itens essenciais para assistência aos afetados pelas chuvas”, afirmou Tomazoni.
Além da doação de proteína, a JBS também disponibilizou sua estrutura logística para apoiar a distribuição de outras doações e antecipou o pagamento do 13º salário de seus funcionários gaúchos, injetando R$ 30 milhões na economia local.
A empresa já havia doado 70 toneladas de alimentos, mais de 450 mil litros de água e 3 mil colchões e cobertores. Além disso, a JBS organizou uma campanha de arrecadação interna entre seus colaboradores em todo o Brasil, por meio da qual foram arrecadadas 240 toneladas de doações.
A Flora, empresa de higiene pessoal e limpeza do Grupo J&F, ao qual pertence a JBS, doou 1 milhão de itens de higiene pessoal para os desabrigados. O PicPay, fintech do mesmo grupo, promoveu campanhas de doação que arrecadaram R$ 2 milhões.
A JBS não é a única empresa do setor a contribuir com as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Outras empresas do agronegócio também anunciaram doações e medidas de apoio à população afetada.
Além da doação da JBS, o presidente Lula anunciou que empresários do setor de proteína animal irão doar 2 milhões de quilos de carne para reforçar as cestas básicas doadas ao Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nas redes sociais, após uma reunião do presidente com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Associação Brasileira de Proteína Animal, além da Associação Brasileira de Frigoríficos.
O encontro, no Palácio do Planalto, contou com as presenças de 32 empresários do setor. “Uma demonstração de que esse país tem solução ao deixarmos de lado as nossas diferenças para ajudar quem mais precisa. Todas essas doações, que já somam 2 milhões de quilos de carne, vão chegar aos gaúchos e gaúchas”, afirmou Lula.