Da Redação Avance News
País de dimensões continentais sofre com efeitos climáticos bastante distintos. Em regiões produtoras de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, há risco de incêndios florestais pelo clima seco. Em outras, há ciclone que derruba temperaturas.
Na região Norte, chuva elevada no Amazonas, Pará e prinpalmente nas áreas ao norte de Roraima entre esta terça-feira (28) e dia 1 de junho. Neste mesmo período, as precipitações também ficam concentradas no Nordeste, principalmente na faixa litorânea, com acumulados de, aproximadamente, 30 mm.
Porém, o alerta para os próximos cinco dias é de formação de ciclone extratropical nas costas Sul e Sudeste do país. O fenômenos traz ar frio para as duas regiões, baixando os termômetros.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, há risco de geada para o Sul do Brasil, mas sem previsão de chuva volumosa. “No Rio Grande do Sul, há previsão de cerca de 30 mm. Em toda a região, há expectativa de que o ciclone gere rajadas de ventos que podem passar de 70 km/h“.
O Centro-Oeste segue com tempo firme e o ar frio que atinge o Sul e o Sudeste deve atingir, também, o Centro-Oeste, principalmente o Mato Grosso do Sul. “Serão mínimas entre 12°C e 15°C, mas que devem subir gradativamente no decorrer dos próximos dias. Lembrando que as temperaturas seguem elevadas em Mato Grosso. Em Sinop, por exemplo, os termômetros chegam aos 37°C”.