Da Redação Avance News
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está monitorando a atuação das seguradoras do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no Rio Grande do Sul, após os eventos climáticos extremos que atingiram o estado no final de abril.
Até o momento, cerca de 3 mil das 16 mil apólices de seguro para as principais culturas de verão (arroz, milho e soja) registraram aviso de sinistro.
O diretor de Gestão de Riscos do Mapa, Jônatas Pulquério, afirmou que o acompanhamento é crucial para avaliar os impactos nas lavouras seguradas e garantir o melhor atendimento aos produtores.
A Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) informou que as seguradoras estão adotando medidas emergenciais e reforçando suas equipes no estado para oferecer assistência aos segurados.
A entidade ressalta que a situação ainda não está completamente definida, pois muitos segurados ainda não comunicaram a ocorrência de sinistros, e a dificuldade de comunicação e vistoria, agravada pela perda de documentos, tem dificultado o processo.
As seguradoras informaram que estão enviando peritos para avaliar os sinistros e deslocando profissionais de outras regiões do país para auxiliar nas vistorias.
A documentação exigida para a regulação dos sinistros também está sendo flexibilizada para agilizar o atendimento aos produtores.