Da Redação Avance News
Em dezembro de 2022, o bilionário japonês Yusaku Maezawa divulgou a lista de oito convidados da missão DearMoon, o primeiro voo turístico até a Lua, que seria feito pela Starship, o megafoguete da SpaceX. No entanto, o projeto, anunciado em 2018, acaba de ser descartado.
Segundo Maezawa, o motivo do cancelamento é a incerteza quanto à prontidão do veículo para um lançamento tripulado. “Assinei o contrato em 2018 com base na suposição de que a DearMoon seria lançada até o fim de 2023”, disse Maezawa em uma publicação no X (antigo Twitter). “É um projeto de desenvolvimento, então é o que é, mas ainda é incerto quando a Starship pode ser lançada”.
SpaceX planeja lançar a Starship novamente esta semana
A nave Starship e o propulsor Super Heavy formam o maior e mais poderoso foguete do mundo. O primeiro voo de teste não tripulado aconteceu em abril de 2023, mas o complexo veicular de 120 metros de altura não conseguiu chegar ao espaço, explodindo no ar a 29 km de distância do solo.
Um segundo teste, em novembro, foi mais longe – mas também falhou. A Starship chegou ao espaço pela primeira vez em 14 de março deste ano em um teste que atingiu a velocidade orbital, mas nenhum dos dois estágios chegou aos pontos de aterrissagem pretendidos.
A SpaceX está se preparando para lançar o quarto voo de teste da Starship na quarta-feira (5), como parte de seu desenvolvimento de uma versão tripulada para pousar astronautas na Lua pelo programa Artemis, da NASA, até 2026.
“Não posso planejar meu futuro nesta situação, e me sinto terrível fazendo os membros da tripulação esperarem mais, daí a difícil decisão de cancelar neste momento”, escreveu Maezawa em outra postagem. “Peço desculpas àqueles que ficaram animados para que esse projeto acontecesse”.
A tripulação da missão DearMoon incluiria: Tim Dodd, criador do canal do YouTube Everyday Astronaut; o D.J. e o produtor de música eletrônica Steve Aoki; o empreendedor e coreógrafo Yemi A.D.; o fotógrafo Karim Iliya; o cineasta Brendan Hall; o ator de TV indiano Dev Joshi e o rapper sul-coreano T.O.P. Duas tripulantes de reserva, a dançarina Miyu e a praticante de snowboard Kaitlyn Farrington, também foram selecionadas.
Quando Maezawa anunciou a missão DearMoon, há seis anos o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que o programa Starship precisaria de cerca de US$5 bilhões para entrar em funcionamento, com Maezawa contribuindo com uma parte importante desse financiamento. Desde então, a SpaceX garantiu um contrato com a NASA para pousar os astronautas da missão Artemis 3 na Lua até 2026, bem como um teste de pouso sem tripulação.
Maezawa não esperou que a Starship estivesse pronta para realizar seu objetivo de chegar ao espaço. Em dezembro de 2021, ele voou para a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma nave russa Soyuz para uma viagem de 12 dias. Ele disse que deseja à equipe Starship da SpaceX o melhor enquanto a empresa continua a desenvolver o foguete.
“Manteremos profundo respeito pela SpaceX enquanto eles continuam a se aventurar em territórios desconhecidos, e nós mesmos passaremos para o próximo desafio”, disse a equipe DearMoon em um comunicado.