Atualmente, muitas pessoas se veem inundadas por uma imensidão de informações, principalmente provenientes da internet, enquanto simultaneamente precisam lidar com uma variedade de tarefas e compromissos diários, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Todavia, esse excesso de estímulos mentais pode representar um desafio significativo para manter a concentração e a produtividade. Como resultado, torna-se ainda mais difícil cumprir as obrigações do dia a dia, muitas vezes resultando em procrastinação.
“Vivemos em uma época na qual a quantidade de informações disponíveis é esmagadora. Isso, combinado com a pressão para sermos produtivos o tempo todo, pode levar a um estado de paralisia, onde acabamos procrastinando tarefas importantes”, explica a psicóloga Gabriela Borba, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Procrastinação não é simplesmente uma questão de preguiça ou má gestão do tempo. Muitas vezes, é um mecanismo de enfrentamento para lidar com
sentimentos de ansiedade,
sobrecarga e perfeccionismo. “É importante reconhecer que procrastinar pode ser um sintoma de algo mais profundo. Identificar as causas subjacentes é o primeiro passo para enfrentá-la”, ressalta Gabriela Borba.
Por isso, a seguir, a especialista lista algumas dicas para melhorar o foco e combater a
procrastinação
. Confira!
1. Desconecte-se periodicamente
Reserve momentos específicos do dia para desconectar-se de dispositivos eletrônicos. Isso ajudará a reduzir a sobrecarga de informações e permitirá que sua mente descanse.
2. Defina prioridades
Utilize ferramentas como listas de tarefas e agendas para
organizar
suas atividades diárias. Priorize tarefas importantes e urgentes, e divida projetos grandes em etapas menores e mais gerenciáveis.
3. Pratique a atenção plena
Técnicas de mindfulness podem ajudar a melhorar o foco e a reduzir a ansiedade. Dedique alguns minutos do dia à meditação ou exercícios de respiração.
4. Estabeleça limites de tempo
Trabalhe
em blocos de tempo, conhecidos como a ‘técnica Pomodoro’, 25 minutos de trabalho focado seguidos de 5 minutos de pausa. Isso ajuda a manter a concentração e evitar a fadiga mental.
5. Mantenha o ambiente de trabalho organizado
Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado. Um ambiente livre de distrações físicas contribui para uma mente mais focada.
6. Autocompaixão
Seja gentil consigo. Reconheça que é normal ter momentos de procrastinação e não se martirize por isso. Encare cada dia como uma nova oportunidade de melhorar.
A chave está no equilíbrio
Lidar com a procrastinação em uma era de produtividade e excesso de informação é um desafio, mas é possível com as estratégias certas. “A chave está em equilibrar a produtividade com momentos de descanso e autocuidado. Ao compreender as causas da procrastinação e adotar práticas para aumentar o foco, podemos melhorar significativamente nossa eficiência e bem-estar”, conclui a especialista.
Por Karine Bastida