Da Redação Avance News
A solenidade da abertura da Bahia Farm Show 2024, reuniu autoridades, representantes de entidades do setor agrícola, instituições financeiras, produtores rurais e convidados, no auditório da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na manhã desta segunda-feira (10), no complexo da feira em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.
Em tom de despedida, no último ano, como presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia e da feira, Odacil Ranzi, falou sobre as expectativas para o evento.
“Nesses três anos e seis meses da nossa administração, tivemos muitas conquistas realmente memoráveis e o produtor é otimista e em matéria de faturamento, o céu é o limite. Teremos a visita do senhor governador, Jerônimo Rodrigues, que vai chegar aqui no parque às 09 horas e não tem hora para ir embora. Então, vai ser muito bom poder circular em vários momentos aqui dentro do parque”, disse o presidente da feira.
Durante a cerimônia, autoridades também se solidarizaram com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Tem que reconstruir todo o estado. E aí, uma menção à unidade brasileira. A união que o povo do Brasil inteiro e o apoio que tem dado ao Rio Grande do Sul, até nos pronunciamentos de alguns que falaram aqui antes de mim, é algo emocionante”, disse o senador pelo Rio Grande do Sul, Ireneu Orth.
Além disso, as autoridades destacaram a importância da feira para o país. “Eu participei de algumas delas. Me lembro das primeiras, onde era bem humilde, comparada com a de hoje, mas importante na época. E o crescimento é notório. Assim como o crescimento aqui na feira, também, proporcionalmente, tem acontecido no campo. Com melhoras de tecnologia, tanto de máquinas, equipamentos, estruturas de fazendas, como as próprias culturas”, finaliza o senador.
O titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Wallison Tum, enfatizou o crescimento da feira.
“Esse ano a feira já cresceu 9%, então nós do governo do estado e a cada ano que passa nós acreditamos mais. Somos muito gratos à organização da Aiba, a Abapa, por trazer o Brasil inteiro e pessoas até de fora do Brasil para conhecer a nossa festa”, disse Tum.
Neste ano são esperados mais de 100 mil visitantes no complexo da Bahia Farm Show. Ao todo são 434 empresas de tecnologia do setor agrícola, nesta que é a 18ª edição da feira.
A vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia e produtora rural, Carminha Missio, disse que o evento envolve tecnologias para múltiplas demandas do setor.
“Porque aqui isso envolve tecnologias para as diferentes demandas, seja micro, médio, grande, mega produtor. E com isso nós estamos fazendo aquilo que nós podemos fazer de melhor”, disse Missio.
Expectativa de negócios
Com uma área de 246 mil metros quadrados e três galpões de tecnologia, a expectativa é alta para um novo recorde de negócios para as instituições financeiras que se instalam na feira para facilitar o atendimento e liberação de crédito aos produtores.
“Não é só o econômico, e sim o social, a consultoria, para transformar esse econômico, esse relacionamento em negócios. É muito importante. Ano passado foi um ano recorde para nós e toda feira. Esse ano tem uma expectativa ainda maior”, comenta o gerente de desenvolvimento regional da Sicredi.
Esse ano a gente quer passar aí dos meio bilhão de reais no mínimo. Então a expectativa é grande, a equipe está confiante. São negócios que iniciam um contato aqui e que vão se desdobrar aí para os próximos ciclos”, pontua Rafael Neiva, superintendente da Caixa Norte Sul da Bahia.
Programação e Fórum Canal Rural
Nesta terça-feira (11), a programação conta com o lançamento da pedra fundamental da nova sede e do Centro de Análise de Fibras da Abapa, e às 12h, lançará o Plano ABC+ Bahia (2020 – 2030), no estande do Governo do Estado. Os portões estarão abertos, gratuitamente, até às 12h.
A partir das 4 da tarde, o Canal Rural vai realizar a transmissão do Fórum de abertura da feira com o tema, “Uso e monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão da água”.
A apresentação é da jornalista, Carla Letícia e a transmissão será pela TV e também no YouTube, que pode ser acessado clicando aqui.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!