Da Redação Avance News
O peeling de fenol ganhou força na internet, sendo muito comum a publicação de vídeos em que pessoas aparecem dando dicas de como realizar a aplicação do fenol. Além disso, também é fácil encontrar vídeos nas redes sociais com indicações de onde encontrar o produto para seu uso caseiro.
No entanto, o que muitos desconhecem é que este tipo de procedimento estético pode trazer graves consequências à saúde, como complicações na pele e problemas cardíacos imprevisíveis. Saiba mais detalhes sobre os riscos da técnica que levou a morte de um empresário em São Paulo em junho de 2024.
Leia mais
Entenda os riscos do peeling de fenol
O procedimento estético ganhou popularidade na internet por apresentar uma antes e depois impressionante na pele de muitas pessoas. No entanto, especialistas afirmam que o chamado “peeling de fenol” deve ser feito apenas por dermatologistas em hospitais ou clínicas com os devidos cuidados antes, durante e depois da aplicação do produto.
Porém, no caso que levou a morte do empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, em junho de 2024, revelou os grandes perigos que a técnica pode apresentar, caso seja realizada sem os devidos cuidados.
Complicações do peeling de fenol
Para começar, há um risco de ocorrer um efeito tóxico do fenol sobre órgãos como o coração, os rins e o fígado, pois, após ser absorvido pela pele, o produto cai na corrente sanguínea.
Portanto, especialistas revelam que a aplicação não é indicada para pessoas que já tenham algum tipo de problema nesses órgãos, pois tal técnica pode levar a arritmias graves e até parada cardíaca.
Sobretudo, antes de realizar o procedimento é primordial fazer exames para uma avaliação completa do paciente e suas comorbidades. Porém, mesmo que o paciente não apresente nenhum problema, ainda há riscos de alguma intercorrência.
Dessa forma, a clínica deve estar preparada para qualquer tipo de complicação imprevisível, fazendo monitoramento cardíaco e disponibilizando profissionais qualificados para possíveis situações.
Consequências na pele
Além dos riscos que podem ocorrer durante a técnica do peeling de fenol, após o procedimento o paciente ainda pode sofrer com dor, inchaço na pele e formação de crostas espessas.
Sem contar no tempo de recuperação que é bem longo, podendo demorar até 3 meses. Sobretudo, ainda podem ocorrer problemas como hiperpigmentação ou hipopigmentação, formação de cicatrizes e eritema persistente.
Reações alérgicas infecções e até problemas cardíacos ainda podem ocorrer nesse período, segundo especialistas.
Orientações para o peeling de fenol
O caso da morte do empresário acendeu um alerta em órgãos públicos sobre os riscos do procedimento. Até porque, a profissional que realizou a aplicação aprendeu a técnica em um curso livre online, segundo sua advogada informou.
A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) chegou a divulgar em nota que é essencial que o peeling de fenol seja conduzido por médicos habilitados e, preferencialmente, em ambiente hospitalar.
Existe um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a comunicação das complicações em procedimentos estéticos. A PL 9602/2018 está aguardando apreciação pelo Senado após ser aprovado na Câmara dos Deputados, em dezembro de 2023.