quinta-feira, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedade10 filmes baseados em músicas famosas

10 filmes baseados em músicas famosas

Da Redação Avance News

As características do cinema fazem com que ele seja encarado com uma arte completa e inclusiva. Isso fica evidente quando obras de outras formas de arte acabam sendo adaptadas para a tela grande após fazerem sucesso. 

As adaptações mais comuns vêm da literatura, videogames e quadrinhos. Contudo, apesar de menos frequentes, músicas de sucesso também se tornam alvo de adaptações cinematográficas. 

Pensando nisso, resolvemos listar 10 filmes que foram baseados em músicas de sucesso.

Filmes inspirados em músicas famosas

Evidências do Amor (2024)

Evidências do Amor (2024) / Crédito: Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

A comédia romântica “Evidências do Amor” tem inspiração em um dos maiores sucessos da música brasileira: “Evidências”, que ficou famosa nas vozes da dupla Chitãozinho & Xororó. O filme tem Fábio Porchat e a cantora Sandy, filha de Xororó no elenco.

Na trama, o casal Marco (Porchat) e Laura (Sandy) se une após cantar a música “Evidências” em um karaokê. 

Porém, após o rompimento com Laura, Marco revive, de forma literal, momentos ruins de seu relacionamento toda vez que escuta a música.

Leia mais:

Comboio (Convoy, 1978)

Convoy (1978) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Com direção do cineasta Sam Peckinpah (“Meu Ódio Será Sua Herança”), este filme se baseia na popular canção country “Convoy”, de C. W. McCall.

Kris Kristofferson estrela o filme interpretando Rubber Duck, um lendário caminhoneiro que se desentende com um xerife. Cansado da corrupção policial, ele convoca outros caminhoneiros e inicia um comboio rebelde.

Eduardo e Mônica (2020)

Eduardo e Mônica (2020) / Crédito: Globo Filmes, Downtown Filmes, Paris Filmes (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globoplay.

A comédia dramática “Eduardo e Mônica” é uma adaptação da canção homônima da banda Legião Urbana. Composta pelo vocalista do grupo, Renato Russo, essa é uma das canções mais populares da Legião e do rock nacional.

O filme segue o relacionamento de Eduardo (Gabriel Leone) e Mônica (Alice Braga). De personalidades opostas, os dois se apaixonam perdidamente.

Faroeste Caboclo (2013)

Faroeste Caboclo (2013) / Crédito: Globo Filmes, Europa Filmes (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Mais um filme que adapta uma canção da Legião Urbana para o cinema é “Faroeste Caboclo”. A música homônima, composta por Renato Russo, é uma das mais famosas e queridas da Legião. Ela ficou notória por sua longa duração, aproximadamente 9 minutos, e por contar uma narrativa elaborada.

O filme segue a história de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), um nordestino que chega a Brasília. Ele entra para o mundo do crime, mas se apaixona por Maria Lúcia (Isis Valverde).

Mamma Mia! (2008)

Mamma Mia! (2008) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+ e Telecine.

Apesar do título, o musical “Mamma Mia!” não se inspira apenas na música homônima do ABBA, mas em vários hits do grupo sueco. Aliás, o filme se baseia na peça musical de mesmo nome, que é inspirada pelas músicas da banda.

Com um elenco estrelado, o longa conta com Meryl Streep, Amanda Seyfried, Christine Baranski, Pierce Brosnan, Dominic Cooper, Colin Firth, Stellan Skarsgård e Julie Walters.

Na trama, uma noiva (Seyfried) deseja que seu pai a leve ao altar. No entanto, ela não sabe quem ele é, pois sua mãe (Streep) nunca lhe contou. Assim, ela convida três ex-namorados de sua mãe para o casamento.

Veja Esta Canção (1994)

Veja Esta Canção (1994) / Crédito: Riofilme (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido por Cacá Diegues, “Veja Esta Canção” é uma antologia composta por quatro segmentos, cada um inspirado em uma canção popular brasileira que lhe dá o nome.

As canções são “Pisada de Elefante”, de Jorge Ben Jor; “Drão”, de Gilberto Gil; “Você é Linda”, de Caetano Veloso; e “Samba do Grande Amor”, de Chico Buarque. Cada segmento conta uma história de amor que se passa em lugares diferentes da cidade do Rio de Janeiro.

Deixem-nos Viver (Alice’s Restaurant, 1969)

Alice’s Restaurant (1969) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado na canção folk “Alice’s Restaurant Massacree” de Arlo Guthrie, “Deixem-nos viver” é uma comédia dirigida por Arthur Penn. O longa reflete sobre o movimento hippie e os ideais contraculturais dos anos 60.

Arlo Guthrie interpreta ele mesmo e a trama gira em torno de suas experiências com amigos em torno do restaurante de Alice (Pat Quinn).

Unidos Pelo Sangue (The Indian Runner, 1991)

The Indian Runner (1991) / Crédito: Columbia Tri-Star Film Distributors International (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Escrito e dirigido pelo ator Sean Penn, o drama “Unidos pelo Sangue” é seu primeiro trabalho por trás das câmeras. O longa se baseia na música “Highway Patrolman”, de Bruce Springsteen.

O elenco conta com David Morse, Viggo Mortensen, Valeria Golino, Patricia Arquette, Jordan Rhodes, Dennis Hopper, Charles Bronson e Sandy Dennis.

A trama centra-se em dois irmãos: um xerife correto de uma pequena cidade (Morse) e um veterano de guerra desajustado e autodestrutivo (Mortensen).

Uma Segunda Chance para Amar (2019)

Last Christmas (2019) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, YouTube Filmes e Apple TV.

Com um enredo inspirado na música de Natal “Last Christmas” do duo Wham!, “Uma Segunda Chance para Amar” é uma comédia romântica estrelada por Emilia Clarke e Henry Golding.

Na trama, uma jovem desiludida que trabalha como elfa em uma loja de Natal (Clarke) tem sua vida mudada quando conhece um homem misterioso e encantador (Golding). 

Dirigido por Paul Feig, a trilha sonora do filme inclui várias músicas do Wham! e de George Michael (que era um dos integrantes do duo).

O Abismo Prateado (2011)

O Abismo Prateado (2011) / Crédito: Vitrine Filmes (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globoplay.

Dirigido por Karim Aïnouz, o drama “O Abismo Prateado” é baseado na música “Olhos nos Olhos” de Chico Buarque.

Alessandra Negrini estrela o filme interpretando uma dentista de meia-idade, casada e com filhos. Porém, sua vida muda abruptamente ao escutar uma mensagem de celular gravada por seu marido, informando que vai deixá-la e partir para longe.



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS