O inverno
começa na próxima sexta-feira (21) e traz uma preocupação: a gripe
. Como acontece todos os anos, o Ministério da Saúde
registra um aumento de casos na estação e costuma preparar a população distribuindo vacinas no SUS. Mas, afinal, qual é a explicação científica para ficarmos mais gripados durante o período mais frio do ano?
As gripes são causadas pelo vírus influenza
, que fica mais transmissível nas baixas temperaturas. Segundo os cientistas, o tempo frio pode deixar a membrana externa do vírus mais sólida e elástica – este revestimento ’emborrachado’ facilita a circulação do vírus de pessoa para pessoa.
Além disso, um estudo do National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde, em tradução livre)
, dos Estados Unidos, sugere que o ar seco do inverno ajuda ainda o vírus da gripe a permanecer mais infeccioso por um período maior.
Especialistas ainda apontam outros fatores para o aumento de casos, como o confinamento e aglomeração das pessoas; o aumento da poluição e até o momento que as pessoas tiram seus casacos e cobertores do armário, cheios de ácaros.
A inalação de ar frio, inclusive, afeta o sistema imunológico das pessoas. De acordo com um estudo do The Journal of Allergy and Clinical Immunology (O Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, em tradução livre)
, publicado em 2022, a condição climática afeta em 50% da imunidade das pessoas.
Segundo a pesquisa, reduzir a temperatura dentro do nariz em apenas 5ºC mata quase 50% dos bilhões de células que combatem os vírus e bactérias nas narinas.
Vacina
A vacina contra a gripe funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus influenza. Estes anticorpos proporcionam proteção ao reconhecer e combater o vírus caso a pessoa seja exposta a ele.
A necessidade de vacinação anual ocorre em decorrência das constantes mutações do vírus da influenza. A cada ano, novas cepas do vírus surgem, tornando essencial a atualização da vacina para garantir uma proteção eficaz contra as variantes mais recentes.
A vacinação anual é, portanto, uma estratégia essencial para manter a imunidade da população e prevenir surtos de gripe.
A vacina contra a gripe é altamente eficaz, reduzindo significativamente o risco de complicações graves, como pneumonia, e a necessidade de hospitalizações. Além disso, a vacina é considerada segura.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.