Construída em um ponto estratégico da cidade, garantindo maior eficiência e agilidade nos atendimentos de vítimas de acidentes e demais serviços prestados pelos bombeiros, o 1º pelotão da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar – CIBM de Lucas do Rio Verde, foi entregue pela Prefeitura, nesta quinta-feira, 20.
O espaço localizado na Avenida Mato Grosso, próximo a igreja Rosa Mística, conta com um espaço de 345,96 m² e investimento de R$ 800.803,12. A base contará com uma equipe de três pessoas, entre bombeiros e profissionais da saúde, disponíveis para atendimento de ocorrências com a ambulância de resgate.
Para o prefeito Miguel Vaz, a entrega da base do Corpo de Bombeiros representa um ganho para a segurança pública, como também no atendimento aos acidentes. “É um sonho da população e uma demanda que vinha da sociedade há bastante tempo. Nós começamos a estudar esse projeto da criação dessa equipe de atendimento pré-hospitalar em 2021”, ressaltou o prefeito.
A obra foi construída com recursos próprios da Prefeitura. Além da equipe da Saúde, existe a contrapartida do Corpo de Bombeiros, que forneceu o efetivo. “O ganho real disso é salvar vidas. A resposta do Corpo de Bombeiros no atendimento de vítimas, e quando for acionada vai poder dar uma resposta a altura para toda a sociedade”, disse o secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, o prefeito Miguel Vaz e secretários, além de representantes do Comando Regional da Companhia Bombeiros Militar de Mato Grosso e local.
“É uma obra de importância para o município, fortalece as ações operacionais do Corpo de Bombeiros e hoje em todo o estado a integração faz a diferença. Sempre ouvimos que juntos somos mais fortes, e aqui está um exemplo claro, de uma integração entre o Estado e a Prefeitura”, ressaltou o Comandante do 3º comando regional do CBMMT, Coronel BM Rony Robson Cruz Barros.
A base terá área de recepção e atendimento, depósito, banheiro PCD, copa/cozinha, alojamento feminino e masculino com banheiro e pátio. Uma estrutura que garantirá funcionamento 24 horas por dia.
“Estamos conseguindo avançar, a nossa matriz infelizmente ficou muito fora da cidade, que está crescendo para uma outra região. Então através desse pelotão nós conseguimos estar muito mais centralizado diminuindo tempo de atendimento. Teremos equipes aqui 24 horas por dia”, destacou o Comandante da 13ª CIBM, Capitão BM Gleiber de Campos Bertolazo.