Cantar é uma das maneiras que o ser humano encontrou para se expressar ao longo do tempo. No entanto, mesmo sendo um ato simples, muitas pessoas não o fazem por acreditarem que precisam de potência vocal, ou ainda, por terem vergonha. O que elas não sabem é que a ação também é uma ótima aliada da saúde.
Seja cantarolando durante o dia ou utilizando a voz como uma profissão, quando uma pessoa começa a cantar, substâncias como a endorfina, hormônio do prazer e bem-estar, são liberadas pelo corpo, que entende a atitude como uma forma de aliviar a sensação de estresse e ansiedade. Não coincidentemente, quando praticamos exercícios físicos, experimentamos o mesmo sentimento.
Pesquisa sobre os benefícios de cantar
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, confirmou, através de uma extensa pesquisa, que o canto e a arte em todos os seus campos trazem inúmeros benefícios para a
saúde mental e física.
A pesquisa analisou evidências de mais de 900 publicações globais e foi a análise mais abrangente sobre o assunto até o momento.
O canto também é uma forma de expressar emoções e sentimentos, o que pode ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade de uma maneira saudável e natural. Outro benefício é que ele pode melhorar a saúde física: cantar ajuda a fortalecer os músculos da garganta, pulmões e diafragma, o que pode melhorar a respiração e aumentar a capacidade pulmonar. Isso é especialmente útil para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como asma e bronquite.
Conexão do canto com as memórias
Capaz de ativar o corpo e a mente, o canto também tem a
capacidade de rejuvenescer
e despertar memórias boas do passado. Muitas vezes, quando ouvimos uma música de que gostamos, somos levados de volta a momentos felizes da nossa vida. Cantar pode ser uma forma de reviver esses momentos e trazer mais alegria para a nossa vida.
Desenvolvendo o hábito de cantar
Mesmo que você não tenha uma potência vocal incrível ou muita técnica, com o tempo e as aulas de canto, é possível melhorar sua voz e desempenho. A prática leva à perfeição, e o canto é uma habilidade que pode ser desenvolvida. É importante lembrar também que você não precisa ser um cantor profissional para
desfrutar dos benefícios
da música. Então, se nunca experimentou cantar, experimente, você pode descobrir uma nova paixão e ainda colher muitas vantagens para sua saúde mental e física.
Por Flavia Alves, cantora e comunicadora