Da redação | Rede da Notícia
Faleceu nessa sexta-feira (28), aos 96 anos, Ignácio Dall Agnol, um pioneiro que deixou sua terra natal, no Rio Grande do Sul, para apostar no desenvolvimento de Barra do Garças. Sua perda será irreparável diante dos serviços prestados ao estado de Mato Grosso.
Pai de quatro filhos, ‘seo” Ignácio se confunde com a própria história de Barra do Garças. Chegou à região, como muitos gaúchos, com o sonho de colaborar para o crescimento de um estado que era, na época, apenas uma promessa. Aqui fixou residência e participou ativamente do desbravamento desta região.
Como um bom gaúcho, foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas ‘Sinuelo do Araguaia’, entidade que mantém viva as tradições gaúchas que se estenderam pelo Araguaia e Mato Grosso adentro. Agricultor nato, colaborou para a expansão da agricultura regional.
Além de agricultor, ‘seo’ Ignácio Dall Agnol também lidou na vida pública. Foi prefeito da cidade de Getúlio Vargas (RS) e presidente do Sindicato Rural da cidade. Ocupou também cargos em várias entidades de classe. Participativo, não mediu esforços para colaborar e buscar melhorias para a sociedade que representava.
Um dos seus filhos, o produtor rural Fabiano Dall Agnol, herdou do pai, o gosto pela política. Com seus ensinamentos, ocupou a secretaria Adjunto de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, na gestão do governador Blairo Maggi, e também a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Barra do Garças.
Ignácio Dall Agnol deixa filhos, genros, nora, netos, bisnetos, tataranetos e irmãos.
O prefeito Adilson Gonçalvess, o deputado estadual Moacir Coutoo e o ex-prefeito Roberto Farias emitiram notas lamentando o falecimento de ‘seo’ Ignácio.