Da Redação Avance News
Plantações com aproximadamente, 61 mil pés de maconha em uma área de 7.100 m² foram localizadas pela Polícia Federal, em uma ação integrada com a Cipe Caatinga – da Polícia Militar da Bahia, durante a Operação Terra Livre.
A ação de Erradicação de Plantios de Cannabis Sativa Lineu (Maconha), aconteceu no município de Andorinha (BA), no Centro Norte do estado, no âmbito da Operação Terra Livre.
De acordo com a Polícia Federal, como resultado, houve a erradicação da vegetação de maconha e um indivíduo foi preso em flagrante, portanto pequena quantidade de maconha (número exato não foi divulgado) pronta para o consumo três armas de fogo e munições em uma casa no interior da propriedade.
Ainda segundo a PF, o suspeito responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Os crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.
Monitoramento
O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo.
A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha, de acordo com a polícia, tem como efeito direto a diminuição da oferta de maconha no mercado consumidor.
Com essas operações consecutivas, as Polícias Federal e Militar afirmam que contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga nos estados da Região Nordeste, evitando assim a escalada da violência, tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos.
Segundo a polícia, geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Local foi descoberto no dia 27 de junho.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!