domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosPlano emergencial combate fungo em plantações de uva em São Paulo

Plano emergencial combate fungo em plantações de uva em São Paulo

Da Redação Avance News

Um plano emergencial foi montado para enfrentar o fungo Glomerella cingulata, que tem devastado plantações de uva no Circuito das Frutas Paulista. Em 2023, o fungo causou perdas de 30% a 100% da colheita devido às condições climáticas favoráveis.

Especialistas da Embrapa Territorial, Embrapa Uva e Vinho, prefeituras e o setor produtivo estão colaborando para controlar a podridão da uva madura. Amostras do patógeno serão analisadas no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Ensaios serão realizados em propriedades selecionadas para ajustar práticas de controle.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Renê Tomasetto, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, ressaltou que 2023 foi atípico, com chuvas acima da média favorecendo a proliferação do fungo. O analista da Embrapa, Rafael Mingoti, acredita que a união das instituições trará benefícios, como ajustes em tratamentos de inverno, adubação e controles biológico e químico.

O plano inclui visitas a propriedades para coletar amostras e testar a eficácia de medidas de controle. Lucas Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, enfatiza a importância de atuar em pelo menos duas safras para obter resultados eficazes.

Plano Emergencial Combate Fungo em Plantações de Uva em São Paulo
Pesquisador Lucas Garrido analisa material infectado. Foto: Alan Rodrigues

Produtores locais, como Atalívio Rufino e Antônio Mingotte, relatam perdas significativas e a necessidade de novas medidas para combater a doença. A crise afeta não apenas a produção de uvas, mas também o turismo rural e eventos tradicionais, como a Festa da Uva em Jundiaí.

O conhecimento gerado pelos experimentos será transferido aos produtores em eventos organizados, ajudando a recuperar a confiança nas práticas agrícolas e a sustentabilidade do setor.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS