Todo o encanto do universo do Teatro de Bonecos e de Cora Coralina chega a Barra do Garças, com o espetáculo “Os meninos verdes”, nesta sexta, sábado e domingo (19, 20 e 21 de julho), sempre às 17h, no Centro Cultural Valdon Varjão. Tudo aberto a todos os públicos, gratuito, com audiodescrição e tradução em Libras. O projeto Circulação do Repertório Voar Teatro de Bonecos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e conta com o apoio da Prefeitura de Barra do Garças.
A diretora de produção, Mariana Fernandes, diz que a Companhia está vibrando com a circulação de uma mostra de repertório com apresentações em espaços culturais em Barra do Garças, Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA).
Ela afirma que essa circulação traz espetáculos criados ao longo de 21 anos de trajetória do grupo em quatro estados diferentes do Brasil e pretende contribuir na diversificação de opções culturais nas cidades. Além de trocar experiências com grupos locais, bem como contribuir com o surgimento de novos grupos teatrais na cidade.
“Este projeto visa estimular a produção, a fruição e a difusão das obras artísticas da Cia, especialmente democratizar o acesso ao teatro de bonecos nas localidades atendidas por meio de entrada gratuita”, diz Mariana, que também é a presidente da Companhia.
Os Meninos Verdes – A peça infantil adaptada do livro de Cora Coralina,“Os Meninos Verdes”, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.
Voar Arte para Infância e Juventude- Sediada no Gama (DF), teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Desde sua fundação o grupo desenvolve montagens de histórias a partir da cultura popular brasileira e outras inspirações que enriquecem seus trabalhos.Os espetáculos pautados para apresentações neste projeto -“Os meninos verdes”; “João e o pé de feijão”; “Adivinha Adivinhão” e “Tramoias para enganar a morte”- fazem parte desta rica trajetória, garantindo a oferta de trabalho de qualidade nas cidades.
Assessoria