Do Semana7
Mais de 150 cirurgias foram realizadas durante um mutirão oftalmológico realizado neste fim de semana (sexta, 12 e sábado, 13), em General Carneiro. Realizados no Hospital Municipal Juracy Moraes de Aquino, os procedimentos beneficiaram também pacientes de outras cidades e aldeias indígenas do Vale do Araguaia. (Veja vídeo no final da matéria).
O secretário de Saúde de General Carneiro, Wickytor de Sousa Vilela, disse que o projeto é uma parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Fila Zero, e que mais etapas devem ser promovidas até o final do ano, visando reduzir o tempo de espera de pacientes por cirurgias eletivas, que não são consideradas de urgência.
Durante os dois dias de mutirão, foram realizadas aproximadamente 150 cirurgias entre catarata e pterígio.
“É uma cirurgia muito tranquila, as técnicas estão muito avançadas. Claro que, eventualmente, qualquer cirurgia tem seus riscos, não só oftalmológico, como até para você tirar uma unha encravada do pé. Mas a gente trabalha com os materiais mais modernos possíveis, equipamentos de última geração para diminuir qualquer risco de alguma intercorrência”, explicou o médico oftalmologista Paulo Giacomim.
Além da população da cidade e de aldeias indígenas, foram atendidos pacientes dos municípios de Tesouro, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Baliza (GO).