Presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), afirmou que nunca houve um acordo com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), para que ela ficasse com a primeira-secretaria na próxima mesa diretora do parlamento estadual. A declaração ocorre em meio a pressão do Palácio Paiaguás para que o escolhido seja o deputado Beto 2 a 1 (União).
“Nunca teve acordo com a deputada Janaína. Único acordo que teve foi com o deputado Max. A primeira secretaria ficou de se construir isso durante as discussões. Por isso está tendo essa disputa”, disse Botelho nesta terça-feira (16) durante entrevista ao jornal da Cultura FM.
Botelho afirmou que o nome de Max se consolidou como candidato a presidente ainda na eleição passada da mesa diretora, quando em negociação com Botelho, ficou acordado que o próximo presidente seria ele.
Já em relação disputa quem entre a deputada Janaina e Beto 2 a 1 (União), o presidente do parlamento alega que é normal e previsível, pela importância do cargo. “Normal, lógico que apareceria [mais de um candidato]. Um cargo de tamanha importância, dizer que não teria disputa é bobagem, sempre tem”.
Ele também voltou afirmar que não irá opinar sobre a disputa. E lembrou que Max Russi também deverá ficar neutro, porém, irá se certificar quem tem mais votos para anunciar quem será o seu primeiro-secretário. “Antes do Max fechar com o primeiro secretário ele vai se certificar, ele não é bobo nem nada, que esse candidato tem número suficiente para ganhar a presidência, se não ele não vai embarcar em uma canoa furada”, completou.
Questionado se acredita em uma disputa de chapa, ele afirmou que tudo pode acontecer, já que o cenário na disputa pela mesa diretora pode mudar de um dia para outro.
A disputa pela primeira-secretaria após o governo Mauro Mendes (União) ter anunciado preferência pelo nome de Beto 2 a 1 para a vaga. Vários deputados estaduais estão sendo chamados para uma conversa para mudar de voto. A eleição ocorrerá no dia 7 de agosto, uma semana após o retorno do recesso legislativo.