Da Redação Avance News
Após a detecção de um apagão cibernético global que afetou desde voos a comunicação na madrugada desta sexta-feira (19), clientes também reportam instabilidades com bancos no Brasil. Segundo o Downdetector, que aponta problemas em canais digitais, reclamações em pelo menos cinco instituições financeiras foram registradas: Banco Pan, Bradesco, Nubank, Neon e Next.
Bancos instáveis após apagão cibernético:
- Clientes reclamaram nas redes sociais, como X, sobre a instabilidade das instituições financeiras;
- Conforme os relatos, os aplicativos estão fora do ar e com problemas de login e pagamentos;
- Em resposta aos usuários, o Bradesco, por exemplo, disse para “tentar o acesso mais tarde”;
- Não apenas no Brasil, diversos países enfrentam instabilidade, com interrupções significativas;
- Na Austrália, por exemplo, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à interrupção de serviços;
- O Olhar Digital entrou em contato com os bancos para detalhes e previsão de normalização. Ao nosso portal, o Nubank confirmou que a instituição está checando o ocorrido. Mais informações devem ser divulgadas em breve!
Além do Brasil e Austrália, África do Sul, Londres e Cingapura também enfrentam dificuldades, principalmente no setor financeiro, com mesas de negociações de gás e petróleo sendo paralisadas.
Conforme informações da Reuters, em alguns países serviços de saúde e até de emergência também foram afetados.
Vale pontuar que, conforme checado pelo Olhar Digital, alguns outros bancos, como Itaú, também estão instáveis — isso significa que o site e aplicativos estão funcionando apenas para alguns.
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Apagão cibernético mundial; o que aconteceu?
- Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta-feira (19) está provocando verdadeira dor de cabeça em várias partes do mundo;
- Voos foram atrasados, além de problemas com serviços bancários e de comunicação foram constatados;
- Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos;
- Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados;
- O governo da Austrália afirmou que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike;
- A CrowdStrike se manifestou dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon.