domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaPolíticos repercutem saída de Biden da corrida presidencial dos EUA

Políticos repercutem saída de Biden da corrida presidencial dos EUA

Políticos se manifestaram neste domingo (21) sobre o anúncio da retirada da candidatura de Joe Biden à reeleição para presidente dos Estados Unidos.

Em comunicado nas redes sociais, Biden disse acreditar que a desistência da disputa pela Casa Branca é do “melhor interesse do meu partido e do país”. O presidente americano também declarou apoio à candidatura de Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA.

A saída de Joe Biden da corrida presidencial americana ocorreu após uma série de pressões do partido e de parte do eleitorado, que tiveram início com o mau desempenho do ex-candidato em um debate contra Donald Trump.

Filiado ao Partido Republicano e adversário do governo Biden, o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, pediu a renúncia do presidente americano.

“Se Joe Biden não está apto para concorrer à Presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. O dia 5 de novembro não pode chegar em breve”, disse.

Lideranças democratas aliadas a Biden fizeram elogios ao atual presidente dos EUA e agradecimentos a Biden por sua “liderança”.

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton e a ex-candidata à Casa Branca Hillary Clinton se juntaram a Biden e anunciaram apoio à candidatura de Kamala.

“Nada nos deixou mais preocupados com o nosso país do que a ameaça representada por um segundo mandato de Trump”, disse o casal Clinton em um comunicado conjunto.

Líder do Partido Democrata na Câmara americana, o deputado Hakeem Jeffries chamou Biden de um dos “líderes mais talentosos e importantes da história americana”. Na mesma linha, a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi afirmou que Joe Biden é um “americano patriota que sempre colocou o nosso país em primeiro lugar”.

Numa rede social, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, agradeceu a Biden por seu trabalho. O democrata também disse que o atual presidente dos EUA “ficará para a história como um dos mais impactantes e altruístas”.

A ministra do Planejamento do Brasil, Simone Tebet, avaliou a decisão de Biden como uma “demonstração de grandeza política” e uma sinalização de que os “democratas precisam de um fato novo para enfrentar o conservadorismo extremista que ameaça o mundo”.

Confira abaixo a repercussão da saída de Joe Biden da disputa à Casa Branca:

governador da Califórnia, Gavin Newsom:

“O presidente Biden tem sido um presidente extraordinário e que fez história – um líder que lutou arduamente pelos trabalhadores e apresentou resultados surpreendentes para todos os americanos. Ele ficará para a história como um dos presidentes mais impactantes e altruístas. Obrigado, Joe Biden”.

ministra do Planejamento do Brasil, Simone Tebet:

“Política não é personalismo, mas, sim, serviço a favor das ideias e valores. Biden dá demonstração enorme de grandeza política ao compreender que os democratas precisam de um fato novo para enfrentar o conservadorismo extremista que ameaça o mundo. Que os Democratas tenham o mesmo altruísmo e sabedoria na escolha para confrontar o extremismo”.

presidente da Embratur e ex-deputado federal, Marcelo Freixo:

“Decisão de Joe Biden de desistir da reeleição carrega um importante simbolismo: nenhum projeto pessoal pode estar acima da construção de uma maioria eleitoral que preserve a democracia. Foi assim no Brasil e na França, será assim nos EUA. Aqui, o campo democrático precisa manter-se unido, não podemos vacilar”.

ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Paulo Teixeira:

“Urgente: Biden desiste de ser candidato a presidente dos EUA. Nova convenção escolherá o novo candidato dos Democratas. Grande decisão para derrotar a extrema direita norte americana”.

presidente da Câmara dos Deputados americana, Mike Johnson:

“Nesta conjuntura sem precedentes na história americana, devemos ser claros sobre o que acabou de acontecer. O Partido Democrata forçou o candidato democrata a sair das urnas, pouco mais de 100 dias antes da eleição.

Tendo invalidado os votos de mais de 14 milhões de americanos que escolheram Joe Biden para ser o candidato democrata à Presidência, o autoproclamado ‘Partido da Democracia’ provou exatamente o contrário.

As perspectivas do partido não são melhores agora com a vice-presidente Kamala Harris, que é coproprietária dos desastrosos fracassos políticos da administração Biden. Como a segunda no comando, Harris tem sido uma cúmplice alegre – não só na destruição da soberania, segurança e prosperidade americanas, mas também no maior encobrimento político da história dos EUA. Ela sabe há tanto tempo quanto qualquer pessoa sobre a incapacidade dele de servir.

Independentemente do caos na atual Casa Branca, os nossos adversários em todo o mundo devem ser lembrados de que o Congresso dos EUA, os militares dos EUA e o povo americano estão totalmente preparados e empenhados em defender os nossos interesses, tanto a nível interno como no estrangeiro.

Se Joe Biden não está apto para concorrer à Presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. O dia 5 de novembro não pode chegar em breve”.

líder do Partido Democrata na Câmara americana, deputado Hakeem Jeffries:

“O presidente Joe Biden é um dos líderes mais talentosos e importantes da história americana. Em menos de um mandato, ele resgatou a nação de uma pandemia histórica, recuperou a economia da beira da recessão, promulgou leis importantes para os americanos comuns e salvou a nossa democracia ao derrotar o Insurrecionista-chefe. A América é um lugar melhor hoje porque o presidente Joe Biden nos liderou com intelecto, graça e dignidade. Somos eternamente gratos”.

ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA Nancy Pelosi:

“O presidente Joe Biden é um americano patriota que sempre colocou o nosso país em primeiro lugar. O seu legado de visão, valores e liderança fazem dele um dos presidentes mais importantes da história americana.

Com amor e gratidão ao Presidente Biden por sempre acreditar na promessa da América e dar às pessoas a oportunidade de alcançarem a sua realização. Deus abençoou a América com a grandeza e a bondade de Joe Biden”.

ex-presidente dos EUA Bill Clinton e a ex-candidata a presidente Hillary Clinton:

“O presidente Biden coroou a sua extraordinária carreira de serviço com uma Presidência que tirou a América de uma pandemia sem precedentes, criou milhões de novos empregos, reconstruiu uma economia abalada, fortaleceu a nossa democracia e restaurou a nossa posição no mundo. De qualquer forma, ele avançou na missão dos nossos fundadores de construir uma união mais perfeita e restaurar a alma da nossa nação.

Unimo-nos a milhões de americanos no agradecimento ao presidente Biden por tudo o que fez, defendendo a América repetidamente, com a sua Estrela do Norte sempre sendo o que há de melhor para o país.

Estamos honrados em nos juntar ao presidente no apoio à vice-presidente Harris e faremos tudo o que pudermos para apoiá-la.

Vivemos muitos altos e baixos, mas nada nos deixou mais preocupados com o nosso país do que a ameaça representada por um segundo mandato de Trump. Ele prometeu ser um ditador desde o primeiro dia, e a recente decisão da sua servil Suprema Corte apenas o encorajará a destruir ainda mais a Constituição. Agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso”.
VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS