Da Redação Avance News
Tudo sobre WhatsApp
Você recebeu alguma mensagem dos Correios com a cobrança de uma taxa sobre encomendas recentemente? Cuidado: trata-se de um novo golpe de phishing – técnica que coleta dados confidenciais de usuários por meio de links maliciosos – utilizando o nome da empresa de entregas para enganar vítimas e fazer com que paguem boletos falsos.
Entenda:
- Criminosos estão usando o nome dos Correios para aplicar um novo golpe por SMS e WhatsApp;
- Uma mensagem é enviada informando uma suposta retenção da mercadoria na alfândega, sendo necessário pagar uma taxa para “liberar” a encomenda;
- Um link ao fim da mensagem leva a vítima a uma falsa central de atendimento, onde um boleto com a cobrança é gerado;
- A empresa de entregas destaca que nunca entra em contato via WhatsApp, e orienta os clientes a sempre entrarem em contato através dos canais oficiais de atendimento;
- Lembrando que informações sobre a entrega e possíveis taxações de mercadorias podem ser consultadas diretamente no site dos Correios, na página de Rastreamento.
O golpe funciona assim: por SMS ou WhatsApp, os criminosos enviam um comunicado às vítimas informando que suas encomendas foram retidas pela alfândega, sendo necessário pagar uma taxa para liberar a mercadoria. Um link ao fim da mensagem encaminha o usuário a uma falsa central de atendimento, onde o boleto da falsa cobrança é gerado.
Leia mais:
Como se proteger do golpe da taxa dos Correios
Em fevereiro deste ano, os Correios divulgaram um comunicado oficial alertando sobre golpes digitais e falsos e-mails. A estatal faz um alerta para mensagens ou e-mails “dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa”, destacando que só envia e-mails do domínio @correios.com.br e não entra em contato via WhatsApp.
Além de nunca clicar em links suspeitos, os Correios orientam os clientes a sempre entrarem em contato através dos canais oficiais: a Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades), e o Fale Conosco, no site oficial.
O andamento da entrega e possíveis taxações da mercadoria também podem ser consultados diretamente no site, na página de Rastreamento.