O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Correa Mendes, parabenizou a Esfap pelos 50 anos e destacou que a unidade é de suma importância na vida dos policiais militares e dos novos que ingressarão a partir da convocação do concurso assinado pelo governador Mauro Mendes.
“Aqui na nossa escola de formação, que já formou mais de 15 mil policiais, iremos receber todos os alunos convocados no concurso público para que eles sejam capacitados com toda a qualidade de estrutura que a Esfap oferece. A formação recebida na Esfap sempre foi um diferencial na carreira dos profissionais, preparando-os para os desafios e exigências da atividade policial”, declarou.
Além disso, o coronel destacou os inúmeros investimentos por parte do Governo do Estado, ressaltando que a Polícia Militar de Mato Grosso é a mais moderna e preparada do país, pois investe na formação e capacitação da corporação. Somente em 2022, mais de 1,2 mil policiais militares foram capacitados em cursos da Rotam, da Polícia Ambiental, da Cavalaria e do Bope.
“Não é um trabalho fácil, é árduo e precisa de muita coragem. Não basta apenas termos investimentos, é preciso preparo e executar o trabalho de garantir a segurança da população com maestria. Temos um saldo bastante positivo com relação às ações da Polícia Militar. O governo investe, então devemos dar uma resposta imediata”, pondera.
O comandante da Esfap, tenente-coronel Bruno Marcelo Souza Tocantins, destacou em sua fala que além dos mais de 15 mil alunos formados, a escola de já contou com 31 turmas de soldados, além de estágios e capacitações e que a instituição continua sendo uma referência na preparação dos policiais militares do estado.
“A área de ensino deu um salto de qualidade. Atualmente as formações contam com corpo técnico especializado, dentre oficiais e praças, seguindo Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com doutrina própria e buscando cada dia mais a excelência na formação e capacitação do policial militar”, ressaltou.