Da Redação Avance News
A indústria cinematográfica frequentemente maximiza o potencial de franquias de sucesso, e explorar a história de origem das obras é uma forma interessante de expandir esses universos. É nesse contexto que entram as prequels.
Para quem não está familiarizado, uma prequel é um filme (ou série, jogo, livro, etc.) que se passa antes dos eventos da obra original, explorando o contexto e os personagens que antecedem a narrativa conhecida.
Com isso em mente, listamos 8 prequels do cinema que conquistaram fãs, público e crítica. Confira abaixo!
Prequels no cinema: Top 8
A Primeira Profecia (2024)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Prequel de “A Profecia” (1976), o terror sobrenatural “A Primeira Profecia” teve ampla recepção positiva da crítica especializada.
A trama se passa antes dos eventos do original de 1976 e segue uma noviça americana (Neil Tiger Free) que é convidada a ir para um orfanato em Roma. Lá, ela ajuda uma adolescente com problemas e se depara com uma conspiração dentro da igreja.
Leia mais:
Prometheus (2012)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Funcionando como prequel da série de filmes “Alien”, “Prometheus” foi bem recebido pela crítica no geral. O longa conta com a direçaõ de Ridley Scott, o mesmo diretor de “Alien, o Oitavo Passageiro”.
A trama se passa no final do século 21 e segue uma expedição espacial em busca das origens da humanidade, levando os personagens a um planeta distante. Lá, eles descobrem segredos perturbadores e enfrentam ameaças mortais.
O elenco inclui Noomi Rapace, Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron.
O Predador: A Caçada (2022)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Elogiado pela mídia especializada, “O Predador: A Caçada” é uma prequel da franquia de filmes “Predador”.
A trama se passa em 1719 e segue uma jovem comanche (Amber Midthunder) que enfrenta um guerreiro alienígena (o Predador).
Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)
- Disponível para alugar e comprar no YouTube Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV.
Este filme conta a origem da personagem Furiosa, que apareceu pela primeira vez em “Estrada da Fúria” (2015). A atriz Anya Taylor-Joy vive a versão jovem de Furiosa.
A trama começa quando ela, ainda criança, é raptada por um gangue de motoqueiros liderado por um Senhor da Guerra (Chris Hemsworth) e segue sua jornada até alcançar o posto de “Imperator”.
O filme conta com a direção de George Miller, que dirigiu todos os outros filmes da franquia Mad Max.
Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Diferente dos outros filmes da lista, “Os Últimos Dias de Laura Palmer” é uma prequel da cultuada série de TV “Twin Peaks”. David Lynch, criador da série ao lado de Mark Frost, dirige este longa.
A trama se passa antes dos eventos do primeiro episódio da série e acompanha os últimos dias da vida da popular estudante do ensino médio Laura Palmer (Sheryl Lee).
Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Apesar de ser o segundo filme da série “Indiana Jones”, a trama de “O Templo da Perdição” se passa em 1935, antes dos eventos de “Os Caçadores da Arca Perdida”.
O filme segue Indiana Jones (Harrison Ford) em uma missão para recuperar uma pedra sagrada na Índia e resgatar crianças sequestradas por um culto. Steven Spielberg é o diretor do longa.
Universidade Monstros (2013)
- Disponível para assinantes do Disney+.
Animação da Pixar, “Universidade Monstros” é uma prequel de “Monstros S.A.”. O filme apresenta novamente Sulley e Mike Wazowski e se passa anos antes, acompanhando o início de sua amizade na faculdade.
O longa teve boa recepção da crítica no geral e foi a sétima maior bilheteria do ano de 2013.
Pearl (2022)
- Disponível para assinantes do Telecine.
Segundo filme da trilogia “X”, “Pearl” serve como prequel de “X – A Marca da Morte”. Bem recebido pelo público e pela crítica, o longa é um terror psicológico dirigido por Ti West.
O filme explora a origem da vilã de “X – A Marca da Morte”, a idosa Pearl. Mia Goth interpreta uma versão jovem da personagem, que vive em uma fazenda isolada em 1918 e, com traços de psicopatia, é obcecada por se tornar uma estrela.