Da Redação Avance News
A soja é considerada o ativo agrícola mais importante produzido no Brasil atualmente. A posição desse grão frente ao mercado brasileiro foi conquistada em função do longo processo de expansão da cultura e investimento maciço em tecnologias e técnicas de cultivo realizado nas últimas décadas.
Em função desse processo, o país conseguiu expandir suas fronteiras agrícolas, aumentar a cadeia produtiva de soja, tornar o processo de produção mais eficiente e melhorar o volume e a qualidade da produção. Como consequência, a produção anual brasileira aumentou mais de 500% nos últimos 30 anos, ultrapassando a marca de 130 milhões de toneladas de soja.
Esse cenário transformou o Brasil no maior produtor mundial desse grão, aumentando sua importância no mercado internacional de commodities agrícolas e influenciando nos números da balança comercial brasileira.
Além de beneficiar o país, os produtores rurais que investem no cultivo de soja também obtêm várias vantagens, como o aumento da sua renda. A depender da safra e da região de cultivo, o produtor pode lucrar em torno de R$ 1.500,00 por hectare de soja plantada.
Graças a essa lucratividade e ao investimento na estrutura do complexo de soja, até mesmo as regiões produtoras são beneficiadas, aumentando a renda e a qualidade de vida de seus moradores.