Número 2 de Haddad defende autonomia do BC e transição sem 'arroubo político'
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (6) ser a favor da autonomia do Banco Central e defendeu uma transição “sem arroubo político” ao fim da gestão de Roberto Campos Neto — em 31 de dezembro.
Durigan representou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um painel realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O secretário-executivo afirmou que a transição do comando do Banco Central é importante para evitar sobressaltos na economia. Na avaliação dele, a autonomia, aprovada no governo de Jair Bolsonaro (PL), impede “oposição política” no órgão.
“Fazer a transição da autoridade monetária também com responsabilidade, sem arroubo político. Somos a favor da autonomia do Banco Central. A autonomia do Banco Central garante que não haja oposição política no Banco Central, que haja diálogo técnico, que haja entendimento, isso é muito importante”, declarou Durigan.
A posição de Durigan contrasta com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é crítico da autonomia do Banco Central.
Lula costuma afirmar em entrevistas que, em seus mandatos anteriores, o então presidente do banco, Henrique Meirelles, tinha autonomia para trabalhar. Na avaliação do presidente, a mudança na legislação priorizou interesses do mercado financeiro.
“Aí resolveram entender que era importante colocar alguém sabe que tivesse um banco central independente, que tivesse autonomia. Autonomia de quem? Autonomia de quem? Autonomia para servir quem? Autonomia para atender quem?”, disse Lula em junho.
Lula ainda não anunciou o nome do substituto de Roberto Campos Neto, cujo mandato como presidente do Banco Central termina em dezembro. A indicação terá de ser aprovada pelo Senado.
No momento, o favorito para o cargo é Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do Banco Central. Ele atuou na campanha de Lula e foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda na gestão de Fernando Haddad.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.