Da Redação Avance News
Tudo sobre Google
O Departamento de Justiça dos EUA está considerando uma possível divisão forçada do Google de sua empresa mãe, a Alphabet, após a histórica decisão judicial antitruste que concluiu que a empresa monopolizou o mercado de buscas online. As informações são da Bloomberg.
Essa ação separaria o Google da companhia que o detém, a Alphabet, e representaria o primeiro esforço significativo para desmantelar uma empresa por práticas monopolistas desde as tentativas com a Microsoft há duas décadas, que não foram bem sucedidas.
Além da divisão, outras soluções possíveis incluem forçar o Google a compartilhar mais dados com concorrentes e implementar medidas para evitar que a empresa obtenha vantagens desleais em produtos de inteligência artificial.
Quais áreas do Google seriam afetadas
- Se o plano de divisão avançar, as partes prováveis que sofreriam alienação são o sistema operacional Android e o navegador da empresa, o Google Chrome.
- Há ainda a possibilidade de forçar a venda do AdWords, a plataforma de publicidade da empresa.
- O Departamento de Justiça também discute medidas para o mecanismo de busca da companhia.
Leia mais:
Acordos de exclusividade do Android e do Chrome foram assinados para dar acesso a aplicativos como Gmail e a Google Play Store em smartphones, além de fazer que o Chrome fosse instalado em dispositivos de forma que não pudesse ser deletado, impedindo a concorrência de outros mecanismos de busca.
A investigação do caso descobriu que os contratos do Google garantem não apenas que seu mecanismo de busca obtenha o maior número de dados dos usuários — 16 vezes mais do que seu concorrente mais próximo — mas também que esse fluxo de dados impede seus rivais de melhorar seus resultados de busca e competir de forma eficaz.
O juiz Amit Mehta, que decidiu que o Google monopolizou ilegalmente os mercados de busca e anúncios de texto, ordenou que as partes comecem a planejar a segunda fase do caso, que incluirá propostas para restaurar a concorrência, possivelmente por meio de uma divisão da empresa.
Além disso, os advogados do Departamento de Justiça estão preocupados de que a dominação do Google nas buscas confere vantagens na tecnologia de inteligência artificial, o que poderia ser uma área a ser abordada nas medidas corretivas.
Como medida para mitigar a concorrência desleal, governo poderá impedir que o Google force sites a ceder conteúdo para seus produtos de IA sem consentimento.