Da Redação Avance News
A eficiência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso para a resolução dos crimes de homicídio tem sido referência no país e chamado a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na avaliação da diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, a expertise mato-grossense deve ser reproduzida em outros Estados.
“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo um trabalho brilhante, com índices elevados de esclarecimento de homicídios. Então, nossa ideia aqui é essa, achar boas práticas e reproduzir essas boas práticas no país”, declarou Isabel durante visita à sede da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), nesta segunda-feira (19.08).
O índice de esclarecimento dos crimes de homicídios, no Estado, foi de 80% em 2023, enquanto a média nacional foi de 35% no mesmo ano, de acordo com relatório do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), que tem como base dados da Polícia Civil e da Polícia Militar.
No primeiro semestre deste ano, o trabalho de investigação permaneceu próximo ao índice de 2023, com 77,92% dos crimes de homicídios esclarecidos, número duas vezes maior que a média nacional.
Isabel observou que, mesmo havendo queda nos índices gerais neste ano, o país tem um patamar muito alto de homicídios. “Estamos colocando a redução de homicídios e o esclarecimento de forma prioritária na agenda da política de segurança. Essa redução é fundamental, afinal, a gente está falando do crime contra o nosso bem mais caro, que é a vida”, completou ela.
A diretora do Susp também lançou em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira(19.08), o 4º Curso Básico de Investigação de Homicídios, que reúne policiais de 11 estados.
Além de abordar a formação de policiais para investigações de homicídios, a diretora disse que veio na Sesp para convidar a instituição para integrar o programa ‘Escuta Susp’, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que tem como finalidade a promoção de apoio psicológico aos profissionais de Segurança Pública.
O secretário Héverton Mourett destacou que o reconhecimento do trabalho na investigação e no esclarecimento de homicídios mostra a seriedade do Governo do Estado nos investimentos feitos e o potencial dos profissionais de Segurança Pública em desenvolver investigações bem-sucedidas nos fatos ocorridos.
“Essas visitas serão sempre bem-vindas porque também trazem expertises do Governo Federal para somar as nossas estratégias e fazer com que a gente, claro, alcance resultados melhores ainda, assinalou Mourett”.
Além do secretário em exercício, Cel Mourett, participaram da reunião os secretários-adjuntos de Integração Operacional e Gestão Sistêmica, coronéis Fernando Tinoco e Thiago Vinícius, respectivamente, superintendentes e diretores de departamentos.