“A lei completa 80 anos após muitas lutas no processo de construção coletiva, inclusive para os movimentos sociais”, afirmou o presidente, ministro Lelio Bentes Corrêa, na solenidade Placas comemorativas dos 80 anos da CLT 10/05/23 – Ministros e ministras do Tribunal Superior do Trabalho receberam, nesta quarta-feira (10), a Medalha Comemorativa dos 80 anos da CLT e uma placa que reproduz a primeira página da primeira versão da norma, assinada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e pelos juristas que compuseram a comissão encarregada de sua elaboração.
Placas comemorativas dos 80 anos da CLT
10/05/23 – Ministros e ministras do Tribunal Superior do Trabalho receberam, nesta quarta-feira (10), a Medalha Comemorativa dos 80 anos da CLT e uma placa que reproduz a primeira página da primeira versão da norma, assinada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e pelos juristas que compuseram a comissão encarregada de sua elaboração. Desembargadoras e desembargadores convocados que atuam no Tribunal também receberam a homenagem.
Inclusão e democracia
“Esse documento é importante para o lançamento da política social inclusiva e democrática no nosso país”, afirmou o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa. “Ele completa 80 anos após muitas lutas no processo de construção coletiva, inclusive para os movimentos sociais e para a atuação do Poder Legislativo”.
Apoteose
O vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, lembrou que, em 1943, houve uma grande apoteose no estádio de São Januário, com Getúlio Vargas anunciando a CLT para a população. Segundo ele, desde então, trata-se de um documento social de importância fundamental na vida dos trabalhadores do Brasil, “que cumpre sua finalidade ainda hoje, depois de tanto tempo e de tantas mudanças na sociedade”.
(Nathália Valente/Imagens: Barbara Cabral/CF)
Imagens Flickr
Leia mais:
1º/5/2023 – CLT 80 anos: legislação promoveu cidadania e deu bases para desenvolvimento econômico do Brasil
Fonte: TST