O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou em São Paulo neste domingo (25) com destino a Brasília, onde visitará a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Na visita, o petista estará acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e de representantes do governo no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
A ida de Lula às instalações do Prevfogo em Brasília ocorre em meio a uma série de incêndios florestais, que fez cidades de diferentes regiões do país, como Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Ribeirão Preto (SP), amanhecerem encobertas por fumaça neste domingo.
À GloboNews, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informou que acionou a Polícia Federal para que a corporação apure possíveis ações criminosas na origem dos incêndios. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmou o recebimento do ofício do Ibama.
Na maioria dos casos, a fumaça tem origem em queimadas nos arredores. Há dias, um fluxo de ventos também tem transportado fuligem de incêndios florestais que acontecem em regiões mais distantes, como na Amazônia e no Pantanal.
O tempo seco tem dificultado a dispersão da fumaça e aumentado o risco de queimadas em várias partes do país.
Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico por causa das queimadas, o aeroporto está fechado desde sábado (24).
A ministra Marina Silva anunciou no sábado que o governo federal enviará aeronaves para atuar no combate a incêndios.
Eventos e ato de campanha
Lula estava desde a última sexta-feira (23) em São Paulo, onde participou de um evento de inauguração de um fábrica de medicamentos em Hortolândia (SP) e de reuniões na capital.
Neste sábado (24), participou de atos de campanha eleitoral do candidato Guilherme Boulos (PSOL), que disputará a Prefeitura de São Paulo, nas eleições municipais de outubro.
Fonte: Jornal de MT