No dia 30 de agosto de 2024, às 19h30, o auditório João Bosco de Aquino Araújo, no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), será palco do lançamento de dois e-books que prometem transformar o ensino jurídico: “Metodologia PBL no Direito: Aprendizagem Ativa na Educação Jurídica” e “PBL na Prática do Direito: Teoria e Aplicação no Contexto Educacional”. As obras, de autoria de Dandara Christine Alves de Amorim, Jair Lopes dos Santos Júnior e Nycolas Setuba Montiel, apresentam a metodologia PBL (Problem-Based Learning) aplicada ao Direito, propondo uma nova forma de aprendizagem ativa e prática para a formação de futuros juristas.
A obra “Metodologia PBL no Direito” aborda o conceito de aprendizagem ativa, colocando o estudante no centro do processo educacional. Através da resolução de problemas práticos, os acadêmicos são desafiados a aplicar a teoria jurídica no cotidiano da profissão, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de conflitos complexos.
Já o e-book “PBL na Prática do Direito” oferece um panorama prático da implementação da metodologia PBL, discutindo estratégias, desafios e os impactos positivos dessa abordagem na formação jurídica. Um dos destaques da obra é a resolução de um problema PBL, elaborado pelos docentes Herôdoto Fontenele Júnior, Rodston Carvalho e Wenas Santos, com a apresentação das soluções desenvolvidas pelos acadêmicos do 6º semestre noturno. O exemplo reforça a integração entre teoria e prática, evidenciando a preparação dos estudantes para lidar com situações jurídicas reais.
Os autores expressaram seu profundo agradecimento ao Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) pelo inestimável apoio financeiro, considerado fundamental para a concretização das obras. “Sem esse suporte, não seria possível realizar esses projetos e compartilhar nossas reflexões sobre a metodologia PBL aplicada ao Direito”, afirmam.
Dandara Amorim, uma das autoras, destaca a relevância do PBL para a formação jurídica no cenário atual: “A educação jurídica tradicional muitas vezes distancia o acadêmico da realidade prática. O PBL quebra essa barreira, colocando o estudante diante de situações reais e preparando-o de maneira mais eficaz para os desafios da vida profissional. Nosso objetivo é transformar o ensino jurídico, promovendo uma educação mais engajadora e significativa.”
O evento promete ser uma oportunidade única para educadores, estudantes e profissionais do Direito conhecerem mais sobre a aplicação do PBL no ensino jurídico e debaterem suas perspectivas para o futuro da educação superior no Brasil.
Assessoria | Univar