A aveia é um daqueles cereais amigos do nosso corpo. Rica em fibras, ela ajuda a segurar a fome (já que garante saciedade e evita picos de açúcar no sangue) e contribui para um intestino
saudável. Não à toa, muita gente aposta nela durante o processo de perda de peso — inclusive à noite.
Na real, comer aveia antes de dormir não necessariamente vai fazer você emagrecer mais (apesar de ter os seus benefícios, como veremos a seguir). O que vai contar mesmo é a quantidade e o modo que você consome esse e outros alimentos. Veja algumas dicas para fazer do ingrediente um grande aliado da dieta:
1
Coloque a aveia no café da manhã
Duas colheres de sopa de aveia
no café da manhã vão impedir que a sua vontade de comer apareça antes do tempo. Isso porque o alimento tem uma fibra
solúvel chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade
e diminuindo a fome ao longo do dia. Além disso, essa substância ajuda a controlar a glicemia e a diminuir o colesterol
.
2
Escolha o tipo certo
O tipo de aveia que possui maior quantidade de fibras e nutrientes é aquele menos processado: o farelo (provém da camada externa do grão), seguido dos flocos e da farinha. Se possível, escolha a primeira opção.
3
Depois do treino também funciona
Terminou a malhação
? Ok, é hora de se alimentar. Você precisa ingerir carboidrato
, para repor a energia gasta durante o esforço, e proteína, que vai evitar a perda de massa muscular. Se treinar logo cedo, inclua no lanche da manhã uma combinação de iogurte proteico (você pode incrementar com whey protein), uma fruta e a aveia! Desse modo, garante todos os nutrientes que o corpo precisa para a recuperação.
4
Para matar a vontade de doces
Uma boa opção é incluir a aveia em receitas doces mais elaboradas.
Overnight oats
,
mingau
,
panqueca de banana
,
muffin com mel
… Abuse da criatividade.
5
Finalmente, à noite!
Muita gente fala que comer aveia à noite é benéfico porque o cereal possui triptofano. Esse aminoácido participa de alguns processos no organismo, incluindo a produção de hormônios que melhoram o humor e da melatonina, o famoso “hormônio do sono”.