A mexicana Ariatna Lizeth Mata Esparza, de 22 anos, morreu no último dia 16 de agosto na cidade de Torreón, no México, após realizar uma série de agachamentos com barra na academia
.
Ela caiu no chão após o exercício físico já desacordada. Os paramédicos chegaram ao local e encontraram a jovem sem vida. Segundo o portal mexicano Milenio, a autópsia revelou que ela morreu por anoxemia
, que é a ausência de oxigênio
no sangue
.
A autópsia também identificou hemorragia cerebral aguda e coágulos sanguíneos no corpo da jovem. Ambos de origem não traumática.
O que é anoxemia?
Anoxemia, também chamada de hipoxemia, é um termo médico que se refere à deficiência de oxigênio no sangue. Isso ocorre quando há uma redução significativa na quantidade de oxigênio disponível para os tecidos ou órgãos do corpo. A anoxemia pode ser causada por diversos fatores, como problemas respiratórios, doenças pulmonares, ou distúrbios na circulação sanguínea.
Os sintomas de anoxemia podem incluir dificuldade para respirar, confusão mental, cianose (coloração azulada da pele e mucosas), fadiga e, em casos graves, perda de consciência. O tratamento depende da causa subjacente e pode envolver a administração de oxigênio suplementar, medicamentos para tratar a condição que está causando a anoxemia, ou intervenções médicas específicas para restaurar a oxigenação adequada do sangue.
“O oxigênio é o combustível que mantém o corpo funcionando. Quando os níveis estão baixos, o organismo não opera corretamente e, em casos extremos, a falta de oxigênio pode sobrecarregar tanto o coração quanto o cérebro”, diz o professor de Educação Física David Miguel da Silva Junior da Academia D’stak, de Brasília, ao portal Metrópoles.
Ele afirma ainda que, por ser de alta intensidade, o agachamento pode desencadear anoxemia caso o indivíduo não respire corretamente durante o exercício. No entanto, ele acrescenta que as ocorrências são muito raras.
“Se a pessoa já estiver com uma baixa concentração de oxigênio no sangue, a respiração inadequada e o esforço intenso podem agravar a situação”, acrescenta David.
Um agravante é que a jovem morava em uma cidade a cerca de 1.120 m acima do nível do mar, o que já torna a oxigenação sanguínea mais baixa.
Além disso, durante o agachamento, é possível que alguns vasos sanguíneos sejam restringidos, portanto, reduzindo a oxigenação de algumas áreas.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp
e da nossa comunidade no Facebook
.