sábado, 21 setembro 2024
spot_imgspot_img
HomeEconomiaRússia nomeia assessora sancionada pelos EUA como representante no FMI

Rússia nomeia assessora sancionada pelos EUA como representante no FMI

Zach Gibson

(2016) Ksenia Yudaeva participa de evento na Universidade George Washington, na capital americana

ZACH GIBSON

A Rússia nomeou como sua nova representante no conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) Ksenia Yudaeva, submetida a sanções dos Estados Unidos por ser assessora do Banco Central russo, informou nesta terça-feira (3) à AFP o atual titular do cargo.

“Ksenia será diretora-executiva para a Rússia no FMI a partir de 1º de novembro”, disse Alexei Mozhin, que ocupa o cargo desde 1996.

Consultado pela AFP, o FMI não confirmou a informação, divulgada inicialmente pelas agências de notícias russas Tass e RIA.

Ksenia atua desde agosto de 2023 como assessora da presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina. Ela foi afetada pela primeira rodada de sanções impostas por Washington após o início da invasão russa à Ucrânia.

A inclusão de Ksenia na lista se deveu às suas funções tanto no BC russo quanto na instituição financeira Otkritie, segundo o Departamento de Estado americano.

Teoricamente, as sanções proíbem as pessoas afetadas de entrar em território americano, apesar de a sede do FMI estar localizada em Washington.

As sanções também preveem o congelamento de todos os ativos que os afetados possuírem, direta ou indiretamente, nos Estados Unidos, e a proibição de realizar transações comerciais ou financeiras com empresas ou cidadãos americanos.



Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS