Da Redação Avance News
Tudo sobre TikTok
Não tem nada melhor na vida do trabalhador do que as férias. Você pode até gostar bastante do que faz, mas tirar uns dias de descanso é maravilhoso. Ainda mais quando você consegue encaixar uma viagem nesse período.
Antigamente, quando ainda não havia internet, os destinos mais procurados eram aqueles recomendados por amigos, familiares ou conhecidos. Você até podia ver algum lugar interessante em um programa de TV. Ou sonhar com destinos mais caros, como viajar para fora do Brasil. Mas muitas coisas funcionavam a partir do famoso marketing boca a boca.
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Os anos se passaram e a minha geração começou a usar o Google para pesquisar os destinos. Sim, o boca a boca ainda funciona, assim como programas de turismo na TV. Mas nada melhor do que fazer uma bela pesquisa na internet. Você acaba encontrando canais interessantes, blogs detalhistas e dicas super úteis.
Essa prática durou uns bons anos, mas de uns tempos para cá – e você deve ter percebido isso – o setor mudou um pouquinho a abordagem. Seja no Instagram, seja no TikTok, você provavelmente já viu algum vídeo curto mostrando um destino turístico. Seja um hotel, um museu ou uma cidade.
O marketing boca a boca ainda existe. Assim como as pesquisas no Google. As pessoas agora, no entanto, têm usado muito mais esses vídeos para escolher a próxima viagem. E o mercado percebeu e começou a abraçar essa tendência.
O exemplo da Southwest Airlines
- A Southwest Airlines Co. é uma das maiores linhas aéreas dos Estados Unidos.
- É considerada também a maior companhia de baixo custo do mundo.
- Sabe onde eles aplicaram dinheiro na mais recente campanha publicitária da empresa? No TikTok.
- Contrataram algumas pessoas para falarem sobre destinos acessíveis no país – e criaram um portal direto para os usuários comprarem passagens a partir da plataforma de vídeos.
- A diretora de Viagens do TikTok, Danielle Johnson, disse recentemente à Skift que a empresa se vê como um grande “motor de descoberta” dentro dessa área.
- E atua de uma forma muito mais orgânica e natural, uma vez que são pessoas normais falando sobre lugares que visitaram.
- O fato de existirem os comentários ajuda ainda mais, dando um caráter ainda mais personalista para a experiência.
- Johnson trouxe ainda alguns dados que ajudam a mostrar como a plataforma vem crescendo dentro desse nicho.
- Uma pesquisa interna mostra que 83% dos usuários dizem que o TikTok despertou neles o interesse em visitar destinos que não tinham considerado antes.
- Outros 60% disseram que realmente foram em frente e visitaram novos lugares porque os descobriram por meio de conteúdo de viagem na plataforma de vídeos.
O algoritmo e a Geração Z
Um fator que torna o TikTok ainda mais atraente para as marcas e destinos é o seu bem-sucedido algoritmo “For You”. Basta uma pesquisa ou um vídeo que você ficou mais tempo assistindo para que a máquina entenda o seu interesse naquilo.
O resultado? Conteúdo relacionado ao destino, sejam sugestões de hotéis, ou de restaurantes ou do que fazer no local. No fim, a plataforma acaba te convencendo a ir.
Outro ponto interessante é que esse tipo de conteúdo está muito ligado à forma como a Geração Z consome informação. Mas ele acabou ultrapassando essa fronteira etária.
De acordo com a diretora do TikTok, os vídeos sobre viagens são mais populares no público de pessoas que possuem 30 anos ou mais. Já destinos internacionais são mais acessados por aqueles com 45 anos ou mais. A explicação para isso é o poder aquisitivo maior.
E você, já fez uma viagem ou se hospedou em um hotel depois que assistiu a um vídeo nas redes sociais? Acredite, isso se tornará cada vez mais comum com o tempo.
As informações são do TubeFilter.