Da redação | Gazeta Digital
Um homem que utilizava perfis falsos, em redes sociais, para assediar 17 crianças entre 10 a 15 anos, foi preso nesta quarta-feira (18) em Cáceres (MT). Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) o acusado se passava por um adolescente e, após ganhar a confiança das vítimas, trocava mensagens de cunho sexual e as induzia a enviarem fotos e vídeos nus, praticando atos libidinosos pela internet.
Durante a prisão, realizada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), também foi apreendido o celular do investigado. No objeto foi encontrado fotografias e vídeos contendo cenas de nudez e sexo envolvendo crianças e adolescentes, inclusive com a participação do suspeito.
Outros materiais, como computador, HDs e pen drives, também foram confiscados e passarão por uma perícia. Depois haverá extração de dados e análise para identificar novos crimes e possíveis vítimas.
Entre as 17 vítimas confirmadas, 12 têm idades entre 10 e 12 anos e as outras 5 entre 13 a 15.
A prisão foi feita após uma investigação cibernética, que identificaram o verdadeiro usuário das contas, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (GAECIBER) de Minas Gerais e da 26ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte.
O Ministério Público alerta quanto à necessidade de orientação e supervisão do acesso de crianças e adolescentes a redes sociais.