Da Redação Avance News
Ruídos misteriosos de origem desconhecida. Se tratando de ciência isso normalmente é identificado longe da Terra, em estrelas distantes. Mas dessa vez, um som bem peculiar foi flagrado bem perto de nós, na estratosfera terrestre.
Pesquisadores enviaram um balão contendo diversos experimentos científicos, incluindo um sensor infrassom, para identificar um tipo de ruído que não pode ser detectado pelo ouvido humano.
O que são ruídos infrassons?
Ruídos infrassons são como sons em infravermelho. Assim como a luz nesse espectro é invisível para nós, o som também não é captado pelos humanos. Mas isso não significa que ele não exista.
Para conseguir ouvir essa frequência, os cientistas precisaram acelerar milhares de vezes o som, até que ele soasse como um tipo de sussurro estático.
Leia mais:
Qual origem do canto misterioso?
Alguns ruídos tiveram sua origem facilmente revelada. Muitos se pareciam com o som que uma concha faz ao ser colocada no ouvido, e são causados pelo distante impacto das ondas do mar.
No entanto, alguns ruídos desafiam os cientistas.
Faço isso há cerca de 10 anos e, você sabe, o fato de haver sons misteriosos que não entendo é preocupante, mas não é uma revelação
Daniel Bowman, principal cientista da Sandia Laboratórios Nacionais que constroem e lançam os balões movidos a energia solar
Mas qual o motivo dos balões terem sido lançados?
Os balões movidos a energia solar na estratosfera foram lançados como uma forma de detectar esses sons. O principal objetivo é que isso possa ser usado um dia para trazer informações sobre outros planetas.
O que ajuda nisso é o custo consideravelmente baixo desse tipo de dispositivo quando comparado com outros tipos de pesquisa. Cada unidade custa cerca de 50 dólares.
O funcionamento é bem simples, o sol aquece o ar dentro do balão, tornando-o menos denso que o ar externo, e ele vai embora. O balão atinge a estratosfera antes do pôr do sol, quando a mudança de temperatura faz com que ele desça.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!