O Banco Central lançou nesta terça-feira (24) o design da moeda de R$ 1 em comemoração ao trigésimo aniversário do Real. A moeda comemorativa foi desenvolvida em conjunto com a Casa da Moeda .
“Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real. Desse montante, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real”, explicou o Banco Central .
Características da moeda
Na frente, a efígie da República, já presente no design da moeda de circulação comum de um real, é acompanhada de linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário (R$). Na borda dourada, aparecem escritos “30 Anos do Real” e “1994-2024”, acompanhados de “Brasil”, já utilizado na moeda padrão.
No verso, a nova moeda é igual à de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional. O valor de face “1 real” e a era “2024” completam a composição.
Plano Real
Implementado em 1º de julho de 1994, o chamado Plano Real foi um marco na história econômica do país ao debelar a hiperinflação. Ele foi criado pela equipe econômica chefiada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso , durante o governo do presidente da época, Itamar Franco.
Especialistas em economia afirmam que um ponto-chave do Plano Real foi o fato de ele não ter trazido nenhuma surpresa. Não houve confisco, não houve congelamento de preços, nem outra estratégia mirabolante, comuns em planos de moedas anteriores no Brasil.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .