Da Redação Avance News
A carência de chuvas no Piauí, que faz parte do Matopiba, tem gerado incertezas em relação ao início do plantio da soja na região. O Soja Brasil conversou com o presidente da Aprosoja-PI, Alzir Pimentel Aguiar, que explica que os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçui e Ibeiro Gonçalves, parte da microrregião de Santa Filomena, devem iniciar o plantio em meados de outubro, dependendo da colaboração das chuvas.
De acordo com o presidente, a janela de plantio do Piauí é mais deslocada para o final de outubro, apesar do vazio sanitário se encerrar no próximo dia 29. “O encerramento do vazio sanitário não significa iniciar o plantio. Algumas horas de irrigação ou outras perspectivas podem ser consideradas e, normalmente, os produtores do estado aguardam chuvas de no mínimo 80 a 100 milímetros para dar início ao plantio”, comenta Aguiar.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Positividade para a semeadura
O presidente comenta que tudo indica que o nível de precipitação necessário será alcançado. Assim, os produtores devem estar preparados para iniciar as atividades assim que as condições climáticas melhorarem.
”As práticas na região, incluindo o plantio direto, fazem com que os produtores adotem uma abordagem cautelosa, garantindo um plantio seguro. As chuvas tendem a se intensificar em novembro, momento em que o ritmo do plantio realmente acelera” afirma Alzir Aguiar.
Ele ressalta que as previsões de produtividade para o Piauí são bastante otimistas, com médias já superiores a 60 sacas por hectare. Essa expectativa positiva é um reflexo das condições climáticas favoráveis em breve e das boas práticas agronômicas adotadas pelos produtores..