domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeÉ perigoso esquentar comida no micro-ondas e na air fryer?

É perigoso esquentar comida no micro-ondas e na air fryer?

Da Redação Avance News

Aliados da praticidade, os aparelhos eletrodomésticos facilitam o dia a dia de muitas pessoas. No entanto, quando o assunto é alimentação, muitos ainda tem dúvida sobre o uso do micro-ondas e da air fryer.

Questões como saúde, segurança e até perda de nutrientes de alguns alimentos são colocados em xeque. Mas o que dizem os especialistas sobre o assunto? Será que é perigoso esquentar comida no micro-ondas e na air fryer? Entenda agora!

Leia mais

Esquentar comida no micro-ondas e na air fryer é perigoso?

Os aparelhos de micro-ondas são, muitas vezes, vistos como “perigosos” ou nocivos à saúde por conta da radiação que emitem. No entanto, especialistas explicam que essa radiação não é ionizante. Portanto, não possui energia suficiente para danificar diretamente o DNA das células.

No entanto, o mal uso do aparelho e materiais nocivos como recipientes de plásticos para preparar alimentos podem trazer riscos à saúde. Além disso, altas temperaturas combinadas a alguns alimentos na air fryer podem dar origem a substâncias cancerígenas.

Perda dos nutrientes

Sobre a perda de nutrientes, outro aspecto muito discutido quando o assunto é micro-ondas, especialistas informam que o aquecimento de alimentos no aparelho pode causar alguma perda de nutrientes. No entanto, esse tipo de perda acontece ao usar outros métodos, como fogão, forno e air fryer.

Imagem Shutterstock/Foto colaborador New Africa

Na verdade, esquentar comida em altas temperaturas e por um tempo maior é verdadeira a causa de mais perda de nutrientes, e não o aparelho em si. A dica para não perder nutrientes é aquecer alimentos a vapor ou ao fazer um cozimento rápido.

Por outro lado, um estudo mostrou que o micro-ondas parece ser uma maneira melhor de preservar os flavonoides do que o vapor. Vale lembrar que os flavonoides não são nutrientes, mas são compostos presentes nos alimentos que possuem benefícios anti-inflamatórios.

Produção de substâncias cancerígenas na air fryer

Existe uma substância chamada acrilamida, que pode ser produzida na air fryer a partir da combinação de aminoácido e açúcares que estão presentes naturalmente nos alimentos. Quando juntos, em uma temperatura acima de 120 graus Celsius, tais alimentos podem gerar a substância que é prejudicial à saúde.

ASSANDO MUFFINS OU CUPCAKES CASEIROS COM GOTAS DE CHOCOLATE NA AIR FRYER NA COZINHA. VISTA DE CIMA.
Imagem Shutterstock/Foto colaborador Rafa Jodar

Para se ter uma ideia, a acrilamida é um composto químico (C3H5NO), geralmente usado para produção de cosméticos, corantes, plásticos e diversos outros produtos químicos. Além disso, alguns estudos consideraram que a substância é um potencial carcinogênico para humanos.

Aquecendo comida em recipientes plásticos no micro-ondas

Alguns cientistas alertam para o perigo de esquentar comida no micro-ondas em recipientes plásticos, uma vez que esse hábito pode contribuir para o risco de ingestão de ftalatos. Pesquisadores explicam que quando a comida é exposta ao calor, aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

Muitos plásticos não são feitos para serem usados em micro-ondas e, por isso, em temperaturas acima de 100 ºC podem derreter e contaminarem os alimentos. Um estudo realizado em 2011 comprovou que mais de 400 recipientes de plástico concebidos para conter alimentos vazava substâncias químicas que afetam os hormônios.



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS