O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que, em duas horas após o fechamento das urnas o resultado final das eleições no estado já esteja contabilizado. Segundo a presidente do órgão, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a previsão é que até as 18h todos os municípios mato-grossenses já conheçam seus novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos. Estamos preparados inclusive para quedas de energia, caso a chuva de fato venha, afirmou.
O pleito ocorrerá no domingo (06), das 7h às 16h, no horário de Mato Grosso. Além disso, 752 homens do Exército atuarão em 45 dos 57 locais de votação. Para agilizar o processo, o TRE está disponibilizando um canal de ajuda para os 11 mil eleitores com deficiência, que poderão contar com apoio na locomoção para garantir o direito ao voto. Estamos oferecendo canais de acessibilidade. Eles podem ligar e teremos intérpretes de Libras que os atenderão para identificar dificuldades ou necessidades de transporte até o local de votação, explicou.
A magistrada também detalhou que, no domingo, a frota de ônibus circulará com 100% de sua capacidade nas cidades, especialmente em Cuiabá e Várzea Grande.
Já conversamos com os responsáveis do setor e ficou definido que toda a frota será disponibilizada, garantindo que o eleitor chegue aos locais de votação sem maiores dificuldades, pontuou.
Outra novidade para este pleito é que cada município terá um juiz responsável, que estará em contato direto com o juiz eleitoral para atender a qualquer necessidade. Além disso, cada magistrado será acompanhado por um oficial, garantindo a segurança dos eleitores e de todos os envolvidos no processo eleitoral.
Segundo o TRE pelo menos 31.811 mesários, 13.261 colaboradores, 597 técnicos de urnas, 284 servidores efetivos, 187 terceirizados, 125 técnicos de satélite, 88 juízes auxiliares, 57 estagiários, 57 juízes eleitorais e 57 promotores eleitorais, atuarão nesse pleito. Alguns municípios seguirão o horário de Brasília, com a votação ocorrendo das 8h às 17h.
Confira os municípios: Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Querência, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Araguaiana, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e General Carneiro.
Fonte: Jornal de MT