Da Redação Avance News
Nesta quarta-feira (9), a Defesa Civil de São Paulo informou a passagem de frente fria pelo Estado, provocando chuva intensa, com raios e fortes rajadas de vento.
Confira, a seguir, a previsão para o Estado neste restante de semana:
Como fica o tempo em São Paulo?
- Espera-se instabilidade entre quarta-feira (9) e sábado (12);
- O órgão disse que a população precisa estar preparada para condições climáticas adversas;
- Haverá acúmulos de chuva em diversas regiões, com previsão de até 100 mm na Serra da Mantiqueira, no litoral norte e nas regiões de Presidente Prudente e Marília;
- Já em Bauru e Araraquara, espera-se cerca de 90 mm de chuva;
- Na Região Metropolitana, o período deverá ter 80 mm de precipitação;
- No Vale do Paraíba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, a Defesa Civil disse que são aguardados entre 60 mm e 70 mm de chuva. Em Araçatuba e São José do Rio Preto, podemos ter 40 mm.
O que fazer em casos de tempestades?
Na situação que o Estado vai enfrentar neste fim de semana, segundo a Defesa Civil, você deve evitar locais arborizados, pois há risco de queda de árvores. Além disso, jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm levar um automóvel”.
Quando escutar um trovão, vá para um lugar coberto. Já em regiões com áreas de encosta, o morador deve estar atento a sinais de movimentação do solo, dadas as chances de deslizamento.
Quando eles ocorrem, é normal o surgimento de rachaduras nas paredes, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Leia mais:
Ventos fortes podem causar danos a galhos de árvores, cenário que pode piorar a partir de 75 km/h. Ventos com esta velocidade podem derrubar árvores e danificar construções. Com rajadas de 90 km/h ou mais, as árvores podem até ser arrancadas do chão e edificações podem sofrer danos ainda mais severos.
Busque abrigo, mas jamais em árvores ou estruturas metálicas frágeis. Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes. Não realize trabalhos com andaimes e encaixes metálicos e ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis. Se um fio energizado cair sobre o veículo, os ocupantes deverão permanecer dentro do carro e ligar imediatamente para o serviço de emergência”, conclui a Defesa Civil estadual, em nota.