Da Redação Avance News
Os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram na última semana para debater estratégias de incentivo aos produtores rurais brasileiros. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o encontro teve como foco a melhoria do setor, incluindo a aquisição de maquinário para agricultura de precisão, destinado a auxiliar pequenos agricultores na recuperação de solos degradados.
“Foi uma reunião muito produtiva, com avanços significativos para o agro. Estou confiante de que, com as equipes técnicas do Mapa e da Fazenda trabalhando juntas, teremos boas notícias em breve para nossos produtores”, afirmou Fávaro.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Os ministros também discutiram a flexibilização das restrições ao crédito rural, com base na resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº. 5.081 de 2023, que estabelece novas condições para a concessão de financiamento agrícola.
Em relação ao Rio Grande do Sul, as medidas de apoio aos produtores, que enfrentam a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, foram uma prioridade na conversa. A alteração na Resolução nº. 5.140/2024 foi mencionada, permitindo a renegociação de dívidas para cooperativas e pequenos produtores, sem a aplicação de limitações geográficas em operações de capital de giro.
“Estamos focados em proporcionar mais tranquilidade para que os produtores executem a safra de verão, que já está em andamento”, concluiu o ministro.