Da Redação Avance News
Os brasileiros que ainda têm algum “dinheiro esquecido” devem acessar até esta quarta-feira (16) o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) para solicitar o saque. Segundo os dados do BC, R$ 8,6 bilhões ainda não foram resgatados.
Vale recordar que o prazo começou a contar no dia 16 de setembro de 2024, data em que o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que estabelece, entre outros, que o dinheiro não resgatado pode ser incorporado pelo Tesouro Nacional.
Como consultar se tenho dinheiro esquecido?
Já mostramos aqui no Olhar Digital como o processo funciona. Se você ainda não consultou, esse é um bom momento para entrar na plataforma e descobrir se você, um parente falecido ou até mesmo uma empresa antiga têm dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras.
O Banco Central já emitiu alertas sobre golpes envolvendo o sistema. A instituição reforça que não envia links ou SMS para acesso, ou pagamento do dinheiro esquecido.
Leia mais
Em nota enviada ao g1, o Ministério da Fazenda informa que outro prazo de 30 dias começa a contar no dia 16 de outubro de 2024 para quem desejar contestar o recolhimento de recursos. Caso não haja manifestação, “os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional”.
Ainda assim, os clientes terão mais seis meses para requerer os valores judicialmente antes da incorporação definitiva.
‘Dinheiro esquecido’: quais foram os maiores saques?
Na maioria das vezes as quantias sacadas são pequenas, mas há também quem retirou valores altos nos últimos meses. Segundo o BC, o maior saque de “dinheiro esquecido” feito por uma única pessoa física aconteceu em julho de 2023. Confira os valores dos maiores saques aqui.