Da redação | Rede da Notícia
O Diário da União publicou nesta sexta-feira (18), a portaria 578/2024, do Ministério da Educação, autorizando o curso de Medicina no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). O anuncio da publicação e autorização para o curso foi realizado pelo reitor da instituição, Marcelo Soler e pelo prefeito Adilson Gonçalves, em solenidade no anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças.
Segundo o reitor, o MEC autorizou 49 vagas de graduação em Medicina para o Univar. Marcelo Soler informou que as inscrições para o vestibular terão início no dia 2 de novembro e início das aulas no dia 11. A expectativa é de preenchimento de todas às vagas disponíveis.
O reitor lembrou a luta que vinha sendo travada há vários anos para a autorização pelo Ministério da Educação. Destacou que toda a estrutura foi montada, a vinda da comissão de avaliação do ministério e formação do corpo docente, inclusive, com a nomeação da coordenação do curso. “Esse curso não é de Barra do Garças, é do Vale do Araguaia. Uma luta de todos para trazer o quarto curso de Medicina em Mato Grosso para a região”, ressaltou.
O prefeito Adilson Gonçalves disse que Barra do Garças atendeu todas as exigências do Ministério da Educação, entre elas, a reformação e ampliação do Hospital Municipal Milton Morbeck e unidades de saúde que vão dar suporte para o curso. “Para nós é um momento de alegria. Foi uma batalha incansável de todos por esse dia”, afirmou.
Durante o evento, Marcelo Solar e Adilson agradeceram o empenho de autoridades que lutaram pela vinda do curso de Medicina para Barra do Garças. Lembraram os nomes do governador Mauro Mendes, senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos; deputado Max Russi e outras autoridades.
A oficialização do curso de Medicina para o Univar ocorre no dia em que se comemora o Dia do Médico, 18 de outubro.