Da Redação Avance News
O deputado Max Russi (PSB) comemorou o anúncio, nesta sexta-feira (18), da autorização do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do primeiro curso de medicina em Barra do Garças. A atuação do primeiro-secretário e presidente eleito Assembleia Legislativa foi fundamental para os encaminhamentos.
“É gratificante presenciar o desenvolvimento do Araguaia. Saber que a boa educação vai garantir melhoras na qualidade de vida de todos. Novos profissionais, fomento econômico e progresso para região”, destacou.
A portaria ministerial foi publicada no Diário Oficial e autoriza o curso, a ser ofertado pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), com 49 vagas e inscrições para o vestibular estão disponíveis a partir do dia 2 de novembro, com início das aulas no dia 11 de novembro.
O deputado Max Russi foi um dos principais articuladores viabilizar o curso de medicina em Barra do Garças. Em 2023, ele se reuniu com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB) para apresentar como principais demandas para a implantação do curso, que vai atender toda a região do Araguaia.
Na ocasião, Alckmin sinalizou positivamente, tendo em vista o termino período de interregno, que proibiu a abertura de novas faculdades no período de cinco anos. Em articulação com o governador Mauro Mendes, Max articulou o aporte de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, destinados à prefeitura de Barra do Garças para reforma do Pronto Socorro do Hospital Municipal.
As adequações na unidade hospitalar municipal foram essenciais para avaliação do MEC.