Eleição em Cuiabá se torna crucial para o PT no segundo turno
Cuiabá se tornou uma cidade estratégica para o PT neste segundo turno. O crescimento do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) nas pesquisas dá esperanças ao partido de ampliar horizontes, permitindo gestões em estados onde não tem maioria consolidada e nem atuação forte. Isso é visto por integrantes da sigla como um passo necessário para fortalecer a candidatura presidencial de 2026.
Mais de 70% dos eleitos pelo PT no primeiro turno estão em cidades concentradas em apenas quatro estados: Piauí, Bahia, Ceará e Minas Gerais. Nos três primeiros, o partido tem o governador. Dos 248 prefeitos eleitos pelo PT, 50 estão no Piauí, 49 na Bahia, 46 no Ceará e 35 em Minas Gerais.
A última pesquisa Quaest divulgada em Cuiabá mostra o deputado federal Abilio Brunini (PL) com 44% e tecnicamente empatado com Ludio Cabral (PT), que tem 41%. Não se esperava sequer que o candidato petista fosse para o segundo turno. Muito menos que a disputa fosse acirrada.
Ludio tem recebido o apoio de importantes nomes do agronegócio. E, em uma cidade conservadora, gravou vídeo se dizendo contra o aborto, a legalização das drogas e a chamada ideologia de gênero. Essas posições dele são caras à direita.
O PT não fez nenhum prefeito nas outras 141 cidades de Mato Grosso. O União Brasil fez 60. E o PL 21. Em todo o Centro-Oeste, o PT fez apenas três prefeitos em Goiás. Aliás, em 17 dos 26 estados, o PT teve um desempenho fraco: fazendo no máximo três prefeitos em cada.
Além de Mato Grosso, o partido não conseguiu eleger nenhum gestor municipal em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Em Alagoas e na Paraíba, fez apenas um prefeito em cada estado. Dois prefeitos no Amazonas, no Pará e no Maranhão. E três prefeitos eleitos no Rio, em São Paulo, no Paraná, em Tocantins e em Goiás.
Com a perspectiva de voltar a nacionalizar o partido, os olhares também se voltam para Natalia Bonavides (PT), que é candidata em Natal contra Paulinho Freire (União). Por lá, o partido fez apenas sete prefeitos, mesmo tendo a governadora Fátima Bezerra. A sigla nunca governou a capital potiguar.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.