sexta-feira, 25 outubro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaÀs vésperas do 2º turno, Cármen Lúcia diz que voto é 'bênção'...

Às vésperas do 2º turno, Cármen Lúcia diz que voto é 'bênção' da democracia e pede a eleitores que compareçam às urnas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (24) que o voto é uma “bênção” da democracia e pediu aos eleitores de cidades em que haverá segundo turno que compareçam às urnas no próximo domingo (27).

Cármen Lúcia deu as declarações durante sessão da Corte Eleitoral nesta quinta, a última antes da segunda etapa do pleito municipal.

“O voto é uma bênção democrática. Em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que tivéssemos esse direito fundamental de votar; em nome dos que vierem depois de nós, que precisam de ter um estado democrático, uma sociedade democrática”, afirmou a magistrada.

“O voto é o instrumento [da democracia], o gesto por excelência dessa participação livre de todas as eleitoras e os eleitores, a Justiça Eleitoral reitera o pedido, o pleito e a lembrança da importância do voto”, completou a presidente do TSE.

Ao todo, 51 municípios brasileiros terão segundo turno, entre os quais estão 15 capitais.

Quem não votou no 1º pode votar no 2º turno

No discurso, a ministra ressaltou que quem não pôde votar no primeiro turno não está impedido de votar no segundo turno.

Ou seja, quem tem título registrado nas cidades com nova votação pode ir às urnas para escolher os novos prefeitos, mesmo que tenha faltado ao primeiro turno.

Isso porque a Justiça Eleitoral entende que cada turno de votação é uma eleição independente quando se trata do comparecimento às urnas.

Os dois turnos também são entendidos como etapas autônomas para efeitos de justificativa. Isso significa que, para cada uma das votações, será preciso informar os motivos da ausência para a Justiça Eleitoral. Assim, se o cidadão falta às duas votações, vai precisar fazer a justificativa duas vezes.

Votar é ‘dever cívico’, diz ministra

A ministra ressaltou que o voto é um dever cívico, em que o eleitor expressa o que quer pra sua cidade e pode garantir benefícios políticos para toda a sociedade.

Cármen Lúcia pediu que compareçam às seções eleitorais mesmo aqueles que têm dificuldade de locomoção.

Ela também agradeceu aos cidadãos que votaram no primeiro turno, de “maneira ordeira, sossegada e tranquila”. Lembrou que a eleição já está decidida em 5.518 municípios.

Segundo turno

O segundo turno das eleições está marcado para o próximo domingo. Mais de 33,9 milhões de eleitores estão aptos a retornar às urnas para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Nesta nova votação, os eleitores vão decidir entre os candidatos mais votados na primeira rodada.

Ao todo, 51 cidades terão novo pleito.

São 15 capitais: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO, Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS, João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Os outros 36 municípios onde haverá segundo turno são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

São Paulo concentra a maior parte dos cidadãos que podem ir às urnas: são mais de 9,3 milhões de pessoas.
VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS